Grande Curitiba

Fazenda Rio Grande atinge em 2021 a menor taxa de mortalidade infantil da história

7 de dezembro de 2021 às 16:54
(Foto: Wayne Evans/Pexels)

COM ASSESSORIAS – Fazenda Rio Grande avança nas políticas de saúde e registra a menor taxa de mortalidade infantil de toda a sua história em 2021: 6,13 óbitos a cada 1 mil nascidos vivos. O recorde foi apontado pela Secretaria Municipal da Saúde conforme o Sistema Federal de Mortalidade.

O prefeito Dr. Nassib Hammad, lembra que, a taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores de saúde. “O município onde a criança nasce, é o lugar onde inicia o seu caminho. É nosso dever prestar serviços públicos de qualidade para cuidar das pessoas, dessas mães e desses bebês que serão o futuro da nossa cidade,” afirmou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal da Saúde Talita de Lima, os resultados são frutos de um trabalho consistente realizado deste o início desta gestão, e que estes resultados não foram alcançados ao acaso ou por sorte, mas pelo trabalho intensivo para diminuir a mortalidade infantil em Fazenda Rio Grande”, afirmou.

Na atual gestão, a Rede Atenção à Gestante Fazendense teve protocolos atualizados e reforço do acompanhamento pré-natal com a vinculação da gestante à Maternidade Nossa Senhora Aparecida.

A Rede teve, ainda, várias outras melhorias, como inclusão de nova estratificação de risco das gestantes, com acompanhamentos e encaminhamentos necessários a cada gestante.

Outra ferramenta que impacta na redução da taxa de mortalidade infantil é o Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna e Vigilância do óbito, que investiga as mortes, evita subnotificações dos casos e faz os apontamentos necessários para a prevenção de óbitos evitáveis.