Grande Curitiba

Secretaria de Saúde realiza orientação sobre prevenção à DST

16 de agosto de 2022 às 13:30
(Foto: Divulgação / PMFRG)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, está desenvolvendo um trabalho de prevenção às DST, focando no esclarecimento da temática, formas de transmissão e prevenção.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, esta estratégia visa chamar a atenção dos adolescentes para essa conscientização.

“Com o dinamismo sexual da própria fase, somada às várias informações dos meios de comunicação, os adolescentes estão expostos à contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis, dentre elas, o HIV. Nosso objetivo portanto, é contextualizar com estes jovens sobre o assunto, envolvendo principalmente os mais vulneráveis que apresentam dificuldades de assimilação dos conteúdos sobre essa temática, uma vez que, as características emocionais, a falta de habilidades e responsabilidade afetivo sexual, fragilidades no âmbito social e familiar, são aspectos que levam os jovens a experimentarem situações de riscos que os tornam vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS.”, explicou a diretora.

Segundo ela, a escola é um excelente local para que sejam realizadas ações preventivas.

“A disponibilidade de conhecimentos, envolvendo a equipe de saúde, a mídia, alunos e professores e suas vivências, propicia a integração dos profissionais de educação e saúde para trabalhar a questão da saúde escolar com os adolescentes, nesta fase da vida, que requer atenção e orientação de prevenção a DST”.