Grande Curitiba

Bairro Novo e Portão fornecem 23 mil kits de alimentação

21 de julho de 2020 às 14:23
Bairro Novo e Portão fornecem 23 mil kits de alimentação. – Na imagem, Franciele Passareli, Mãe do Brayan – EM Ali Bark. (Foto: Divulgação)

IMPRENSA/Curitiba – Famílias de crianças matriculadas na rede municipal de ensino das regionais Bairro Novo e Fazendinha/Portão estão retirando nesta terça-feira (21/7), os kits de alimentação fornecidos pela Prefeitura referentes ao mês de julho.

Foram disponibilizados 23.053 kits, sendo 14.592 na Regional Bairro Novo e 8.461 na Regional Fazendinha/Portão. As famílias podem buscar os kits até as 17h. O fornecimento é organizado por regional (veja o cronograma abaixo) e busca compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ajuda importante

Juliana Turato Bruno, mãe das meninas Katlyn, 7 anos, Glenda Letícia, 10, foi pela manhã na Escola Municipal Dona Lulu, Sítio Cercado, retirar os kits.

“É uma boa ajuda para nós neste momento”, avalia a dona de casa. Ela explicou que o marido trabalha de autônomo, mas que está muito difícil conseguir trabalho.

“Eu pego dois kits, então é uma força muito importante para nós”, assegurou.

Na escola Dona Lulu foram disponibilizados 462 kits. As famílias também levaram para casa o material pedagógico complementar, preparado pelos professores com base nas videoaulas e entregue a cada 15 dias.

Saudades da escola

Quem também foi logo de pela manhã apanhar os kits foi a Fernanda Ribeiro Prudente Padilha, mãe do Cleverson, 9 anos, e Anna, 7, ambos matriculados na Dona Lulu.

“As crianças estão com saudades da escola. Até o menino que não é muito estudar sente falta”, comentou.

Moradora na Vila Osternack, Fernanda faz trabalhos eventuais de chapeira e o marido é pintor de paredes e trabalha como autônomo. “Estes kits são uma boa ajuda até que as coisas voltem ao normal”, disse.

Atividades escolares

Para a diretora da EM Dona Lulu, Simone Regina Antunes a ida dos pais à escola é muito importante, já que muitas famílias não têm acesso à internet e assim podem levar atividades de ensino para que os filhos continuem estudando.

“Os pais levam as atividades preparadas pelos professores e ficam muito felizes com os kits também, que está sendo uma ajuda muito importante”, avaliou a diretora.

Famílias contentes

Na Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, no Seminário, a entrega dos kits de alimentação, foi feita por agendamento. “Os pais estão aderindo bastante e ficam muito contentes com os kits”, disse a diretora Giovanna Muller.

“Eu trabalho com eventos e no momento está tudo parado por causa da pandemia do coronavírus. Por isso, esta ajuda que estamos recebendo é muito importante”, disse Franciele Passareli. Ela é mãe do adolescente especial Brayan, de 17 anos, que é cadeirante.

Quem tem direito

Todas as famílias com crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino têm direito ao kit que é retirado mensalmente na unidade onde a criança está matriculada, com o material pedagógico – este último, a cada 15 dias.

No momento da retirada, o uso de máscaras é obrigatório. o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade. Também precisa ter o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para que seja feita a conferência dos dados.

CEIs contratados

Também têm direito ao kit as crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo o fornecimento exclusivo para quem é atendido nas vagas do contrato de prestação de serviços com a Prefeitura. Nos CEIs, o fornecimento está programado para começar nesta quarta (22/7). As famílias serão comunicadas pela direção das unidades em relação aos horários.

As entregas dos kits começaram na segunda-feira (20/7), pelas regionais Boa Vista e Santa Felicidade.

Cronograma por regional para escolas e CMEIs

Dia 21/7: Bairro Novo e Portão

Dia 22/7: CIC e Matriz

Dia 23/7: Tatuquara e Pinheirinho

Dia 24/7: Boqueirão e Cajuru

Cronograma para CEIs

Dia 22/7: Boqueirão

Dia 23: Boqueirão e Boa Vista

Dia 24: Boa Vista

Dia 27: Santa Felicidade, Tatuquara e Portão

Dia 28: Bairro Novo e Pinheirinho

Dia 29: CIC

Dia 30: Cajuru

Dia 31: Matriz