Grande Curitiba

Coronavírus: Decreto libera atividades individuais nas praias de Matinhos aos finais de semana

Cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas continuam proibidas, assim como aglomeração de pessoas. Novo decreto também flexibilizou funcionamento do comércio na cidade.
2 de setembro de 2020 às 15:15
Praias de Matinhos estavam fechadas aos finais de semana por causa da pandemia do novo coronavírus. (Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal)

A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, liberou o acesso à areia das praias aos finais de semana para atividades individuais.

O decreto foi publicado na terça-feira (1º). Antes da publicação, o acesso à praia estava restrito e só era permitido de segunda a sexta-feira, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A medida, no entanto, proíbe cadeiras, guarda-sóis, caixas térmicas e qualquer tipo de comércio ou atividade em grupo na faixa de areia.

O decreto ainda obriga o uso de máscara na praia durante as atividades físicas individuais.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na terça-feira, Matinhos teve, desde o início da pandemia, 295 casos confirmados de Covid-19 e 10 mortes registradas.

Comércio

O novo decreto também libera quiosques e ambulantes no calçadão das praias. Como restrição, a medida impõe que o comércio deve funcionar das 8h às 22h, sem mesas e cadeiras.

Os vendedores devem usar máscaras, andar com álcool gel 70% e faixas ou cordões devem estabelecer distância de 1,5 metro entre clientes e vendedores nos quiosques.

O decreto também flexibiliza o funcionamento dos demais estabelecimentos comerciais da cidade.

Restaurantes e lanchonetes podem funcionar com 50% da capacidade aos finais de semana, com um intervalo, das 16h às 18h, para que os ambientes sejam higienizados.

Supermercados voltam a abrir das 7h às 22h aos sábados e domingos, com restrição de acesso de uma pessoa por família por vez.

As atividades não essenciais podem funcionar até as 19 horas no sábado e até as 17h aos domingos.

Fonte: G1