Grande Curitiba

Responsáveis por obra de mercado que desabou podem responder por homicídio, no PR

25 de março de 2024 às 12:49
(Foto: Polícia Civil do Paraná)

Em coletiva de imprensa sobre a laje de um mercado que desabou, realizada nesta segunda-feira (25) em Pontal do Paraná, no Litoral, o delegado Jader Roberto informou que o inquérito foi instaurado para apurar as responsabilidades por três homicídios culposos e 12 crimes de lesão corporal. “E essas lesões corporais vão ser mensuradas no decorrer das investigações, porque pode variar de leve, grave a gravíssima”, informou o delegado.

Segundo Roberto, ainda é cedo para apontar responsáveis, mas a polícia faz o levantamento das informações com os envolvidos na situação. A equipe verifica se o mercado tinha alvará de funcionamento e aguarda o laudo da perícia técnica da Polícia Científica.

“Vamos aguardar o desfecho para poder seguir uma linha para responsabilizar alguém, seja quem projetou a obra, quem executou a obra, quem fiscalizou, quem comprou os insumos para realização da obra. Então assim, ainda é muito cedo, o inquérito policial ainda não está maturado, para podermos apontar responsabilidade a quem quer que seja”, disse o delegado.

Responsáveis pela obra que desabou

O delegado ainda informou que a polícia vai ouvir todos os envolvidos na situação, desde o dono do empreendimento até parentes das três vítimas que morreram no desabamento. Entre os citados pela polícia estão o engenheiro que assina o projeto, o engenheiro que executou a obra, além do fiscal da obra.

Nesta segunda-feira (25), o gerente do supermercado afirmou que iria até a delegacia, mas não compareceu.

“Ele alegou que está psicologicamente abalado com o ocorrido, mas foi bastante colaborativo neste final de semana, se comprometeu aqui a comparecer e dar suas declarações, todavia, em razão deste empecilho, ele disse que não viria. Mas também não será poupado de ser intimado formalmente e vir na delegacia prestar declarações”, disse Jader Roberto.

Averiguações

“Foi uma tragédia de uma magnitude estratosférica. O supermercado foi inaugurado em uma quinta-feira e na sexta-feira houve o desabamento. A gente tem que averiguar se havia a necessidade de seis caixas suspensas, se havia a necessidade do supermercado demandar esta quantidade de água, isso tudo vai ser averiguado”, informou o delegado em coletiva.

Desabamento de laje

O desabamento da laje do mercado foi registrado na sexta-feira (22), durante a inauguração da unidade, em um evento para convidados. Caixas d’água caíram sobre a área de panificação. Três funcionárias morreram e já foram identificadas:

Rayssa Batista Santos – 18 anos
Camille Vitoria Souza Dias – 18 anos
Pryscilla Maris Tascheck Farro – 36 anos

A Prefeitura de Pontal do Paraná decretou luto oficial de sete dias por causa da tragédia. Além das três mortes, 12 pessoas ficaram feridas com o desabamento.

Fonte: RIC Mais

Leia mais clicando AQUI