Investimentos em cursos profissionalizantes geram oportunidades para munícipes se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho

COM ASSESSORIAS – Nos últimos anos Pinhais tem aumentado os investimentos em cursos profissionalizantes que são destinados, exclusivamente, para moradores da cidade. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município prioriza a área que é uma das mais requisitadas pela população, contribuindo para qualificação profissional e a inserção de centenas de pessoas no mercado de trabalho.
Com este objetivo, a Prefeitura vem aumentando os recursos no setor, ano a ano, por meio de parcerias com importantes instituições que são referências como o SENAI e o SENAC. Apenas em 2020, foram investidos R$ 225 mil reais na contratação de cursos. No ano passado foram ofertadas diversas capacitações: eletricista automotivo, mecânica de automóveis, programação de torno CNC, confeitaria, panificação, auxiliar administrativo, entre outras. Seguindo esta linha, o município deve aumentar o investimento no setor em 2021.
A promoção de cursos profissionalizantes é constante na cidade. No começo de abril, iniciaram as aulas de Eletricidade Predial, promovido na sede da Unidade Pinhais do Senai, e o de Programação Básica de Controlador Lógico Programável, realizado na Carreta do Senai. As capacitações são de graça para os participantes e contam ao todo com 36 alunos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já conta com uma programação das capacitações que serão promovidas, sendo divulgadas ao longo do ano, obedecendo uma organização e agenda da pasta.
Muito mais que participar de um curso profissionalizante, para os alunos esta é uma excelente oportunidade, enfatiza o gerente do Sesi Senai, Marcos Marcondes. “Sem dúvida esta é uma grande oportunidade. O fato de o aluno ter uma certificação sempre teve grande representatividade, tornando-se um diferencial positivo nos processos de contratação. Esse reconhecimento do mercado de trabalho faz com que a procura por cursos profissionalizantes seja expressiva”, destacou.
Para a moradora do Emiliano Perneta, Isabela Cristina Mallet Batista, de 24 anos, aluna do curso de Eletricidade Predial, essa foi uma oportunidade que contribuirá para aprimorar seus conhecimentos, afinal, já faz estágio na área e ajudará pelo aspecto financeiro, pois é de graça. “Um curso desses, de 80 horas, que pesquisei, custa até R$ 1.700,00 reais. Se fosse para fazer um particular, eu não teria essa condição, pois inclusive já sou bolsista do PROUNI, de 100%. Esse é um investimento que a prefeitura faz e vejo retorno. Fico muito feliz em participar e como é bom ver em Pinhais que os impostos estão sendo investidos na cidade e em cursos profissionalizantes que contribuem tanto para o desenvolvimento das pessoas” disse.
Os recursos aplicados nesta área são uma prioridade da gestão, pois atende uma solicitação da população, diz a prefeita Marli Paulino. “Em Pinhais, sempre promovemos cursos profissionalizantes em parcerias com boas instituições para ofertar capacitações de qualidade e preparar bem os nossos alunos para o mercado de trabalho. Esse é um investimento público maravilhoso, pois investir em pessoas é contribuir para o seu desenvolvimento e crescimento na certeza que impactaremos de forma positiva suas vidas”, afirmou.
Serviço
Para obter informações sobre cursos profissionalizantes promovidos no município, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Departamento de Geração de Emprego e Renda, pelo telefone (41) 3912-5620.