Grande Curitiba

Guarda Municipal realiza operações contra roubos de bicicletas em Pinhais

A "Operação Bike" é realizada no município aos finais de semanas em trechos das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu
27 de maio de 2021 às 16:41
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal de Pinhais (GM) iniciou neste mês de maio ações com foco na prevenção de assaltos a ciclistas que circulam pela cidade, a “Operação Bike”.

A ação ocorre aos finais de semana em locais onde há maior circulação de ciclistas, em especial, nos trechos das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, como na região da Estrada da Graciosa, e na Rodovia João Leopoldo Jacomel, próximo ao Parque das Águas. Recentemente várias ocorrências de assaltos foram registradas nestes pontos por ciclistas e a GM intensificou os trabalhos para combater a situação.

No último domingo (23), mais uma ação foi realizada. As equipes da GM iniciaram a operação no começo do dia, às 5 horas da manhã. Segundo informações do superintendente da GM, Dorival Selbach Junior, uma unidade móvel fica em um determinado ponto da via e as equipes circulam com viaturas e motos pelas regiões e trechos por onde os ciclistas pedalam. “A ação inicia cedo, pois já no fim da madrugada temos grupos pedalando e o movimento vai aumentando, inclusive, com pessoas que estão em família. Já faz três semanas que estamos fazendo essa ação na Estrada da Graciosa, e na Rodovia João Leopoldo, além da Avenida Ayrton Senna. Esse trabalho da GM, de estar presente nos locais, já gerou resultados, pois não tivemos registros de ocorrências, por isso, daremos continuidade para combater os casos de assaltos a ciclistas”, afirmou o superintendente.

Entre os ciclistas, a iniciativa gerou mais segurança. Na opinião de Jocimara Ribeiro Linder, que pedala há 15 anos e faz parte de dois grupos de ciclistas de Pinhais, a operação foi necessária, pois casos envolvendo assaltos e furtos de bicicletas cresceram recentemente. “A GM de Pinhais quando ficou a par desta situação nas regiões, como a Estrada Ecológica e Parque das Águas, tomou essa atitude e estamos vendo a presença dos guardas durante os pedais, além das viaturas. Inclusive, tivemos casos onde acionamos a GM e alguns suspeitos foram revistados e abordados. Sem dúvida, essa ação nos deixa mais seguros para pedalar nos locais por onde passamos”, destacou.

Outra questão fundamental, é que caso algum ciclista sofra um assalto ou tenha sua bicicleta roubada, que registre o boletim de ocorrência (B.O). Essa é uma atitude importante, pois ajudará a Guarda Municipal a fazer um mapeamento das regiões e identificar os suspeitos, contribuindo para atuação dos guardas inibirem os autores e os índices de criminalidade.