Grande Curitiba

Mutirão de Castração leva atendimentos gratuito para 520 cães e gatos em Pinhais

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com realização do Governo do Estado, por meio do CastraPet Paraná
21 de junho de 2021 às 16:43
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 17 e 19 de junho, a Prefeitura de Pinhais realizou mais uma edição do Mutirão de Castração. Ao todo, 520 animais, entre cães e gatos, foram atendidos na ação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com realização do Governo do Estado, por meio do CastraPet Paraná, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Segundo especialistas, a castração em cães e gatos, além de evitar a reprodução descontrolada, ajuda a prevenir algumas doenças, entre elas o câncer. E pensando nisso, Pinhais tem, cada vez mais, ampliado o acesso à castração gratuita como uma das ações da causa animal desenvolvidas pela Semma.

A diretora da Divisão de Bem Estar Animal de Pinhais, Solange Marconcin, explica que a castração faz parte de um conceito maior, que é a Saúde Única. “O nosso Programa de Castração é um dos pilares de um programa mais específico de manejo populacional, os quais incluem não só a castração, mas também a microchipagem dos animais, a verificação de denúncia de maus tratos e a questão da adoção. Então, tudo isso faz parte de um sistema maior que a gente chama de saúde única, para proporcionar bem-estar para os animais e para a população e também para o meio ambiente”, explicou a médica veterinária.

A prefeita Marli Paulino reforçou a importância desta ação, uma vez que vai ao encontro das iniciativas já desenvolvidas pela Prefeitura de Pinhais. “Agradecemos a parceria com o Governo do Estado, também ao deputado Michele Caputo pela emenda. Aproveito mais uma vez para destacar o trabalho da nossa Secretaria de Meio Ambiente que também faz os mutirões de castração e tantas outras ações de causa animal e guarda responsável”,  declarou a prefeita de Pinhais.

O deputado estadual Michele Caputo, autor da emenda parlamentar que viabilizou a realização do Mutirão de Castração, esteve presente no primeiro dia do evento; assim como a vice-prefeita, Rosa Maria; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu e a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte.