Grande Curitiba

Programa de Castração realiza atendimentos de cães e gatos de forma gratuita

A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal e tem critérios para participar
20 de julho de 2021 às 11:24
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Em Pinhais, o decreto nº 750/2018 estabelece os critérios para participação no Programa Permanente de Castração de Cães e Gatos do município. Esta ação tem como objetivo o manejo populacional destes animais e a educação ambiental em guarda responsável dos tutores.

A iniciativa, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea), é gratuita para:

  • Animais de moradores do município de Pinhais que comprovarem participação ativa no programa social Bolsa Família;

  • Animais em situação de rua e comunitários;

  • Animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA;

  • Animais de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da SEMMA.

Para inscrição no Programa, os interessados devem comparecer ao protocolo geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente munidos dos seguintes documentos:

  • RG;

  • CPF;

  • Comprovante de Residência;

  • Comprovante de recebimento de Bolsa Família, que não pode ter sido emitido há mais de três meses.

Após a inscrição, os munícipes deverão participar de palestra educativa, com data, horário e local a serem informados no ato do cadastro. O não comparecimento na palestra, no prazo de três meses da inscrição, resulta no cancelamento automático do cadastro.

Centro de Castração

Ainda neste ano, Pinhais irá inaugurar o Centro de Castração. O espaço terá como foco o atendimento de animais de rua, além daqueles cadastrados no já conhecido Programa de Castração. A expectativa é uma média de 150 atendimentos mensais, no local que será administrado pela Dibea.

Serviço

Mais informações sobre o Programa de Castração de Cães e Gatos pelo telefone 3912-5705.