Grande Curitiba

Aulas da rede municipal de ensino de Pinhais retornaram nesta segunda-feira (26)

Após um período de recesso, algumas turmas de escolas e cmeis de Pinhais, retornaram com atendimento presencial, respeitando as medidas sanitárias por conta da pandemia
26 de julho de 2021 às 15:52
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (26), em Pinhais, as aulas da rede municipal de ensino retornaram com o atendimento educacional presencial e remoto. Nas escolas, as aulas presenciais retornaram para as turmas de 4º e 5º ano, e nos cmeis, para as crianças das turmas do infantil 4 e 5. Diversas adaptações foram feitas para tornar essa volta para a sala de aula segura, diante da pandemia.

A secretária de Educação, Andreia Andrea Franceschini, afirma que este retorno será de forma gradativa e que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. “Esse retorno foi todo organizado e pensado na segurança dos alunos e dos profissionais da educação. Como nós estamos seguindo os protocolos de biossegurança, optamos pelo retorno de forma gradativa, aos poucos, para vermos como este processo acontece e para que possamos ir gradativamente ampliando o retorno para as demais turmas das unidades”, explicou a secretária.

Para o retorno das aulas, várias adaptações aconteceram nas unidades para zelar pela segurança: disponibilização de álcool em gel em diferentes espaços, distanciamento das carteiras nas salas de aula, distanciamento entre os alunos durante o horário da refeição, disponibilização de máscara de proteção para os profissionais e crianças, aferição de temperatura dos alunos na entrada, passagem pelo tapete desinfetante, lavagem das mãos com álcool em gel, entre outros detalhes.

Como neste momento retornaram apenas algumas turmas das escolas e cmeis, para as demais, serão enviados os Blocos de Atividades Pedagógicas Não Presenciais, sendo que cada unidade escolar presta o serviço de orientação e acompanhamento virtual das aprendizagens, para manter o vínculo com os professores e famílias/responsáveis.

Além da preocupação com a questão da organização, a Secretaria de Educação ouviu a opinião da comunidade escolar. A pesquisa de interesse de retorno foi realizada junto às famílias/responsáveis dos alunos, sendo que 60% aprovou a retomada das aulas presenciais no município.

O primeiro dia foi marcado por muito cuidado e expectativa, mas também, detambém por grandes emoções, disse a diretora do CMEI Vó Margarida, Paula Sabrina Brime. “Esse retorno foi de muita emoção. Ainda não foi da maneira que gostaríamos, acolhendo todas as crianças, mas ficamos extremamente felizes de retornar e poder atender aos alunos. Inclusive, tivemos educadores de outras etapas que se disponibilizaram a estar aqui para fazermos um bom e melhor atendimento para as crianças. Sem dúvida o retorno foi bom e melhor do que esperávamos”, afirmou a diretora.