Grande Curitiba

Ação da Secretaria de Saúde disponibiliza testes rápidos e vacina contra a gripe

Ao todo, as unidades de saúde realizaram 322 testagens e aplicaram 490 vacinas
27 de julho de 2021 às 16:45
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último sábado (24), a Secretaria de Saúde de Pinhais realizou uma campanha e como resultado foram feitos 322 testes rápidos para detecção de Covid-19, além da vacinação de 490 pessoas contra a gripe, acima dos seis meses de idade. Para tanto, todas as 11 unidades de saúde do município estiveram abertas durante a manhã deste dia.

O morador do bairro Weissópolis, Lucas Kenupe, soube da campanha e foi até a unidade do seu bairro para ser atendido. “Tive contato com uma pessoa que testou positivo, e quando soube que teria teste na unidade, resolvi vir”, conta o jovem que também recebeu a vacina contra a gripe.

Os testes rápidos de antígeno identificam uma proteína do vírus que determina se a pessoa está infectada. Esta é uma ferramenta importante para reduzir a disseminação da doença. “Esta é uma das estratégias para o enfrentamento da doença, serve para traçar a evolução epidemiológica e temporal no município. Além disso, ao identificar indivíduos contaminados, há possibilidade de fornecer orientações a estas pessoas e àquelas com as quais tiveram contato, evitando assim novas cadeias de contaminação”, ressalta a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Já a imunização contra a Influenza não previne o contágio pelo coronavírus, mas pode ajudar a facilitar os diagnósticos da Covid-19, além de diminuir a procura por serviços de saúde.