Grande Curitiba

Profissionais que desejam se candidatar a diretores das unidades de ensino participam de formação continuada

A Formação de Direção Escolar 2021 foi organizada contemplando diferentes dimensões vinculadas à atuação do gestor escolar
22 de setembro de 2021 às 17:07
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na noite da última terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais promoveu um evento presencial, previsto na programação da formação continuada destinada aos profissionais interessados em participar do processo de escolha de diretores e diretoras das unidades municipais de ensino. O encontro foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe) e contou com a palestra da professora Angela Mendonça.

A Formação de Direção Escolar 2021 foi organizada contemplando diferentes dimensões vinculadas à atuação do gestor escolar, as quais serão no formato EaD, sendo as temáticas: ação gestora e plano de ação; dimensão político-institucional; dimensão pedagógica; dimensão administrativo-financeira; dimensão pessoal e relacional e legislação educacional.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, esteve presente no evento e destacou o papel do gestor escolar. “Parabenizo a todas que se dispuseram a participar deste momento tão importante. Em 2003 foi a primeira vez que me candidatei ao cargo de direção e naquela época não tínhamos formações como esta. Tenho uma admiração imensa por quem trabalha com a educação, e a gestão é um papel muito importante na condução do ensino de qualidade”, declarou.

Também no encontro, a secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, falou às propensas candidatas à direção das unidades de ensino do Município. ““É um prazer participar deste momento para discutir este processo democrático tão importante para as nossas unidades, sabemos que a gestão não é uma tarefa fácil, mas é muito gratificante e uma busca incansável por fazer o melhor para nossos alunos. Parabenizo a todas que estão reunidas aqui”, declarou a secretária.

A professora Angela Mendonça falou sobre a importância do papel de um gestor escolar. Ela é pedagoga, especialista em gestão escolar e em direito educacional, advogada, coordenadora de diferentes cursos de especialização, assessora técnica no Ministério Público do Paraná, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, dentre diferentes frentes em prol dos direitos das crianças e adolescentes.