Grande Curitiba

Secretaria de Saúde faz alerta no Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

Para detectar a doença, as unidades de saúde de Pinhais disponibilizam o teste rápido
15 de outubro de 2021 às 17:13
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – O dia 16 de outubro é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, e a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais faz um alerta sobre a infecção que pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada, ou passar para a criança durante a gestação ou parto. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples.

Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, tendo como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Além disso, também pode ser transmitida por sangue contaminado.

Para detectar a doença, as unidades de saúde de Pinhais disponibilizam o teste rápido (TR) de sífilis. Já o tratamento de escolha é a penicilina benzatina, medicamento disponível pelo SUS e após este procedimento deve ser realizado acompanhamento com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.

O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade, contribui para o controle da sífilis congênita.

Importante destacar que a sífilis não confere imunidade permanente, ou seja, mesmo após o tratamento adequado, cada vez que entrar em contato com o agente etiológico (T. pallidum) a pessoa pode ter a doença novamente.