Grande Curitiba

Escola Maria Cappellari promove Seminário abordando a Educação Antirracista

O Seminário Aláfia foi organizada pela Comissão da Diversidade da unidade de ensino
25 de outubro de 2021 às 16:12
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na noite da última quinta-feira (21), foi realizado no Centro dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), o Seminário Aláfia: Encantamento e Representatividade para uma Educação Antirracista. A ação foi organizada pela Escola Municipal Maria Cappellari, por meio da Comissão da Diversidade.

O evento cultural recebeu a presença de aproximadamente 100 pessoas. Estiveram presentes o secretário de Educação de São José dos Pinhais, Aldrian Matoso; a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini; professores da rede estadual e municipal de ensino de Pinhais e São José dos Pinhais, alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato e convidados.

O Seminário iniciou com apresentação do grupo Capoeira Brasil, que desde 2011, desenvolve um projeto em Pinhais com jovens do bairro Jardim Karla. Na sequência aconteceu à apresentação musical com os irmãos Luiz Keher e João Keher que cantaram a música “Cota não é esmola”, propondo uma reflexão sobre o tema.

Para abordar a temática do seminário, foram promovidas duas palestras ministradas pelas mestras em educação e doutorando pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sara da Silva Pereira e Maritana Drescher da Cruz.

A avaliação do seminário foi positiva segundo a organizadora, a pedagoga Elaine Siqueira de Amorim. “O evento foi lindo!. Um momento de reflexões importantes acerca de uma educação antirracista, representatividade e diversidade religiosa, sendo regado de beleza, cultura, conhecimento e encantamento”, afirmou Elaine.