Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais tem recorde na oferta de vagas de cursos profissionalizantes

Em 2021, município ofertou 450 vagas e para o próximo ano investimento será de mais de meio milhão de reais para ampliar a quantidade
7 de dezembro de 2021 às 17:04
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Levantamento da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), revelou que neste ano de 2021 foram ofertados no município 16 opções de cursos profissionalizantes que geraram oportunidade, para 450 munícipes participarem das capacitações que visam a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Em virtude da pandemia, os cursos foram realizados neste segundo semestre, entre os meses de julho a novembro, sendo promovidas formações para diversas áreas profissionais: Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG/MAG e TIG, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática, Confeitaria, Eletricidade Automotiva, Eletricidade Básica Residencial, Eletricista Predial, Excel Básico, Leitura e Interpretação de Desenho, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Manutenção de Bicicletas, Mecânica de Automóveis, Operação e programação básica de CNC, Pacote Office, Panificação e Programação de Torno CNC.

Nestes últimos cinco meses foram ofertadas gratuitamente 450 vagas para moradores de Pinhais, distribuídas em 30 turmas, por meio das capacitações promovidas em parceria com o Senai e uma com o Governo do Estado. Os participantes tiveram aulas na Unidade do Senai Pinhais, além da Unidade Móvel e da Carreta do Senai que foram instaladas em locais estratégicos e de fácil acesso.

A promoção das capacitações neste ano representou um investimento de R$ 225 mil reais do município. E segundo a Semde, para 2022 o investimento será mais que o dobro, totalizando mais de R$ 500 mil reais, visando ampliar expressivamente a oferta com novas opções de cursos e o número de vagas que são destinadas para os moradores sem nenhum custo financeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, faz uma avaliação deste trabalho idealizado pelo município, destacando que a oferta em cursos será ampliada em 2022. “ A cada dia temos novas informações sobre a carência de mão de obra especializadas, em especial na área de tecnologia. Por isso precisamos investir em mão de obra, em especial nas áreas onde existem ofertas de vagas”.

A qualidade dos cursos profissionalizantes ofertados de graça pelo município foi enfatizada pela prefeita Marli Paulino. “A questão das capacitações profissionais sempre foi uma demanda da população. Além de buscarmos ofertar uma variedade de cursos e sem custos, a nossa preocupação é disponibilizar uma estrutura de qualidade e com professores bem preparados, pois sabemos que este conjunto contribuirá para uma melhor formação dos participantes. Ano que vem vamos aumentar o investimento nesta área, afinal, a procura é grande e nossa meta é atender mais munícipes que estão em busca da qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho”, afirmou a prefeita.

Em Pinhais, a promoção dos cursos profissionalizantes é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Geração de Emprego e Renda. A divulgação das próximas inscrições para as capacitações começa a partir de janeiro de 2022.