Grande Curitiba

Piraquara completa 132 anos em um momento de transformação e protagonismo na RMC

26 de janeiro de 2022 às 16:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No próximo sábado, dia 29 de janeiro, Piraquara completará 132 anos de idade. O município conhecido pelo potencial histórico e natural, guardião das nascentes do Iguaçu, completa mais um ano em um momento de transformação e desenvolvimento. Uma cidade estratégica da Região Metropolitana de Curitiba que buscou o devido protagonismo nos últimos anos, fruto de gestões públicas eficientes e comprometidas com as pessoas.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada, a cerca 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga um dos maiores mananciais de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para milhões de habitantes da Capital e Região e Metropolitana. O município conta com as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).
Em razão de toda essa riqueza, que chamou atenção neste ano por conta da crise hídrica no Paraná, o município tem a maior parte do seu território decretado como área de proteção ambiental. O que por muito tempo serviu de desculpas pela falta de investimento e desenvolvimento, ficou para trás com as mudanças que a cidade vive a partir de 2013, que resultaram nos avanços em todas as áreas, resgatando o orgulho dos piraquarenses por sua terra.

DESTAQUE NA HISTÓRIA DO ESTADO DO PARANÁ

Um município com 114.970 habitantes (IBGE 2021), que guarda um grande patrimônio histórico paranaense desde a colonização italiana que fundou a Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, a expansão ferroviária no Estado com a construção da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá, o início da captação e abastecimento público de água de Curitiba por meio do Reservatório do Carvalho, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque, entre outros monumentos, fatos e memórias preservados até hoje.

Para valorizar a história e os momentos do passado, o município conta atualmente com a Casa da Memória Manoel Alves Pereira que foi completamente revitalizada. O prédio histórico do município se tornou um espaço dedicado a promoção e preservação do patrimônio material e imaterial e a comunicação do acervo bibliográfico, arquivísticos e museológico de Piraquara. Também foi criado o Centro de Memória Ferroviária de Piraquara, que conserva a memória e o patrimônio ferroviário do município e do Paraná. (Saiba mais em www.piraquara.pr.gov.br)

“CERCADA DE VERDES SERRAS”

Como descreve o refrão do seu hino; “Piraquara hospitaleira, cercada de verdes serras. Quantas belezas tu encerras, nesta paisagem brasileira!”, o município foi agraciado por muitas belezas naturais, cenários e paisagens diversificadas. Possui uma grande região rural, é banhada pelas nascentes da Rio de Iguaçu que formam os mananciais e ainda tem a exuberância da Serra do Mar.

Nos últimos anos, para valorizar ainda mais as belezas naturais, a região rural recebeu investimentos em infraestrutura com a pavimentação em paralelepípedo da histórica Estrada Nova Tirol e das ruas Walfrido Belão, Arthur Portela e a Estrada do Botiatuva, que está em andamento. Também foram instalados totens de sinalização turística em toda a região, situando os visitantes que frequentam os pontos turísticos dos municípios. Esses investimentos fomentaram os empreendimentos locais que a cada final de semana recebem cada vez mais turistas.

INFRAESTRUTURA ALAVANCOU A CIDADE

Por meio do maior Programa de Pavimentação da história de Piraquara, a cidade mudou de cara nos últimos anos, mais especificamente a partir de 2013. Grandes obras como a revitalização completa do Centro, duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann, no Guarituba, além da execução de 100% de asfalto nos bairros Jardim Santa Mônica, Jardim Primavera e Recanto das Águas, por exemplo, demonstram essa grande mudança.

Com melhor infraestrutura, a cidade foi valorizada e viu a chegada de grandes empreendimentos e o comércio local se desenvolver ainda mais. Hoje, a atual gestão dá continuidade ao Programa de Pavimentação com obras em andamento na Vila Dirce e Planta Bosque Centenário, no Guarituba, Araçatuba, Vila Chaune, Planta Deodoro, Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Rosa e no Jardim dos Estados.

PREFEITO JOSIMAR CELEBRA OS AVANÇOS DA CIDADE

Em 2021, o atual Prefeito, Josimar Fróes, iniciou o seu trabalho à frente do Executivo Municipal após ter sido vereador, Presidente da Câmara e Vice-Prefeito, do ex-prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, responsável pelas transformações no período entre 2013 e 2020. Com essa grande responsabilidade, deu continuidade a obras que estavam em andamento e ainda iniciou novas frentes na Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Chaune, por exemplo, além das revitalizações das praças da Vila Fuck e Planta Deodoro. Na área da saúde, teve a desafiadora missão de conduzir a vacinação contra Covid-19 que foi um dos destaques no Estado, ampliou os leitos da UPA, inaugurou o primeiro Centro de Reabilitação Pós-Covid da RMC e ainda criou os mutirões de consultas e exames especializados.

Visando a retomada da economia, Piraquara implantou em 2021o Escritório de Compras Públicas e formalizou parcerias com CIEE e SENAC, além do SEBRAE. O município também focou no turismo para geração de receita e renda, dando apoio para as feiras locais que se organizaram. Foi lançado o Inventário Turístico mapeando os atrativos e empreendimentos e instalado o Letreiro Turístico. Piraquara ainda ficou em evidência durante exposição no Aeroporto Afonso Pena, promovida em parceria com a Paraná Turismo e Infraero.

Na educação, Piraquara criou materiais pedagógicos próprios e padrões, levando em conta todas as características do município, para atender os alunos que ainda permaneceram em casa até o retorno das aulas presenciais. Ainda foram ampliados o atendimento da Assistência Social, as ações do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no cuidado e preservação da cidade, e retomadas as atividades de Cultura, Esporte e Lazer que tinham sido afetadas com a pandemia.

132 ANOS E A PANDEMIA

Para celebrar os 132 anos, a Prefeitura de Piraquara tinha organizado uma programação variada para o atendimento de diferentes públicos. Em razão da alta de casos da nova variante ômicron, as atividades foram suspensas. “Queríamos muito comemorar os 132 anos com inaugurações das praças, a Tradicional Cavalgada de Aniversário e um Festival de Verão com atividades esportivas, mas entendemos que o momento é de cuidar das pessoas. Estamos felizes com o momento que nossa cidade vive e continuaremos trabalhando para manter o ritmo de avanços e o protagonismo que Piraquara merece”, destacou o Prefeito, Josimar Fróes.