Grande Curitiba

Mutirão de Castração atende 287 animais em Pinhais

Evento da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com programa CastraPet, teve castração de cães e gatos com implantação de microchips
22 de fevereiro de 2022 às 16:32
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último final de semana, dias 17 e 18 de fevereiro, foi realizado em Pinhais mais um Mutirão de Castração. Receberam castração 287 animais. Cada cão e gato castrado recebe medicamento pós-operatório e implantação de microchip com as informações do animal e do tutor. O evento faz parte do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos que, nesta edição, teve colaboração do governo do Paraná por meio do programa CastraPet. Além dos procedimentos veterinários, cuidadores inscritos assistiram a palestra orientativa.

As atividades são realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A castração de cães e gatos é uma das principais ações de proteção a esses animais. Não só pelo controle populacional, como também uma forma de evitar problemas de saúde, incluindo doenças sexualmente transmissíveis e câncer.

Microchip

O microchip é um dispositivo eletrônico que funciona na identificação do animal. “Todos os animais castrados recebem, pois é uma das orientações dos programas de manejo populacional”, explica a médica-veterinária da SEMMA Solange Marconcin. “O dispositivo tem o tamanho de um grão de arroz, implantado subcutaneamente entre as escápulas do animal”, esclarece Solange. A numeração do microchip tem 15 dígitos por animal, que não se repete em nenhum outro animal no mundo. São cadastrados os dados do animal e os dados do tutor. Com a leitura desse número, o dono deste cão ou gato pode ser localizado em caso de desaparecimento ou abandono.

Cadastro

Referência na região metropolitana de Curitiba, o Programa Municipal de Castração de Pinhais continua atendendo a população do município gratuitamente. Segundo Decreto Municipal 924/2021, a castração é gratuita e prioritária na seguinte ordem:

I – animais em situação de rua e comunitários do Município de Pinhais;

II – animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA;

III – animais de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA;

IV – animais de moradores do Município de Pinhais, que comprovem vínculo com programas sociais do governo federal, estadual ou municipal ou com renda familiar de no máximo três salários mínimos nacionais.

Os documentos obrigatórios para realização e inclusão no cadastro são: RG; CPF; Comprovante de Residência; comprovante de cadastramento e vínculo junto a programas sociais do governo federal, estadual ou municipal. Aos munícipes que se enquadrarem no quesito renda familiar deverão obrigatoriamente apresentar no ato do protocolo comprovante de recebimento de proventos (holerite) de todos os integrantes do grupo familiar.

Para mais informações acesse o site do projeto Castração ou pelo telefone: 41 99278-5550