Grande Curitiba

Semana da Mulher: Centro de Referência Maria da Penha já realizou mais de 1.500 atendimentos

O serviço é exclusivo para atendimento às situações de violência doméstica, sendo as mais recorrentes as violências psicológica e física
11 de março de 2022 às 17:32
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais e vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, o Centro de Referência Maria da Penha é um espaço de atendimento humanizado que tem o objetivo de prestar atendimento às mulheres em situação de risco pessoal e social, disponibilizando acesso aos serviços especializados. Por meio de uma rede multidisciplinar e das políticas públicas, desde a sua inauguração, em agosto de 2021, foram atendidas 262 mulheres, o que gerou um total de 1.578 encaminhamentos.

As atividades desenvolvidas são: acolhida; atendimentos individuais; visitas domiciliares; grupos para as mulheres; grupos para o agressor; solicitação de acionamento do botão de pânico; acompanhamento ao IML e Boletim de Ocorrência; ações de protagonismo, fornecimento de passagem, documentos civis; oferta de benefícios socioassistenciais; acolhimento institucional; orientação jurídica e ações na Vara da Família e Vara da Infância e Juventude; encaminhamento para outras políticas públicas como: saúde, educação, emprego, cursos. O Centro de Referência Maria da Penha também realiza eventos voltados à comunidade e profissionais, sobre a violência doméstica e fortalecimento da população feminina.

A gerente de Média Complexidade do Creas, Adriana Perotoni Anastásio, destaca que dos casos atendidos, muitas mulheres conseguiram sair da situação de violência. “Muitas não residem mais com o agressor, conseguindo seguir suas vidas, superando o ciclo de violência, muitas com medida protetiva e o ‘botão do pânico’. Em alguns casos, o Centro de Referência Maria da Penha buscou outros familiares, para que essas mulheres e seus filhos pudessem residir em outros municípios, tendo a possibilidade de construir um futuro diferente”, ressalta.

Serviço

O Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais está localizado na Rua 21 de Abril, 321 – Centro de Pinhais. Mais informações sobre o atendimento pelo telefone: (41) 99226-0692.