Grande Curitiba

Mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social ganham curso profissionalizante de Manicure e Pedicure

A capacitação profissional será realizada gratuitamente para um grupo de mulheres que terão aulas na Fundação Weiss Scarpa
16 de março de 2022 às 16:34
(Foto: Roberto Dziura Jr)

COM ASSESSORIAS – Na manhã de segunda-feira (14), teve início o curso de Manicure e Pedicure destinado exclusivamente para mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social (Semas). A iniciativa foi idealizada pela pasta em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e em parceria com o SENAC.

As aulas acontecerão na sede da Fundação Weiss Scarpa, sendo que a capacitação profissional é promovida de graça para as participantes que também ganharam uma maleta com acessórios e ferramentas da profissão. O curso tem carga horária de 160 horas, e após a conclusão, as alunas farão mais um curso de 15 horas, do módulo de Decoração de Unhas que será ofertado gratuitamente pelo SENAC.

Na aula inaugural, estiveram presentes a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcia Ferreira (Departamento de Geração de Emprego e Renda) e Sydney Jose Carvalho da Rocha (Divisão de Administração) e integrantes da unidade do SENAC Pinhais.

A secretária Rosangela Batista incentivou as alunas a aproveitarem a oportunidade, porque ao término elas terão uma nova profissão com certificado reconhecido no mercado. “A Secretaria de Assistência Social atua para a autonomia e emancipação da mulher para que ela não fique dependente de alguém da família. Afinal, terminando esta formação, ela já terá condições de trabalhar. Este curso foi muito bem pensado, por isso, elas receberam uma maleta com os instrumentos, que utilizarão no curso e em breve quando estiverem trabalhando. Também destaco essa parceria entre as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico que possibilitou esta formação para a comunidade com um certificado do SENAC que é reconhecimento e valorizado na área”, disse Rosangela.

A questão de o curso gerar diferentes benefícios e contribuir para as participantes empreenderem foi frisada pela vice-prefeita Rosa Maria. “Para nós este curso é motivo de imensa alegria. Março é o mês dos 30 anos de Pinhais e o mês da mulher. Como mulher, entendo que quando investimos na mulher estamos investindo na cidade como um todo. E esse curso que está começando vai emancipar, dar autonomia, fazer com que vocês se tornem empreendedoras. Este é um belo trabalho da Secretaria de Assistência Social. Parabéns a todas as mulheres envolvidas, e em especial, a vocês que estão dando um primeiro passo para ter sua vida própria, ter a oportunidade de empreender, gerar renda”, disse Rosa Maria.

A ação de promover capacitações para a comunidade foi enaltecida pela prefeita Marli Paulino. “O município sempre pensou nas mulheres e neste cuidado com as pessoas. Desde 2009, quando iniciamos esta transformação na cidade, fomos resolvendo os problemas e hoje Pinhais é reconhecida. Agora estamos oferecendo de graça este curso para as mulheres e estamos felizes porque vocês estão aproveitando. São 15 mulheres que farão essa capacitação, por isso se dediquem e vão até o final, porque será importante para gerar renda, terem uma nova profissão e independência. Finalizo dizendo para sempre confiarem na Prefeitura, pois estamos aqui com nossas equipes para trabalharmos para vocês, deixando esta cidade cada vez melhor para se viver”, falou a prefeita.