Grande Curitiba

Mistura de ritmos musicais e diferentes tipos de cervejas artesanais foram atrações do 11º Festival da Canção e do 4º Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais

Os eventos foram realizados no último sábado (2) como parte da programação do aniversário de 30 anos
5 de abril de 2022 às 17:22
(Foto: Roberto Dziura Jr)

COM ASSESSORIAS – Música boa e cerveja artesanal de qualidade, aliadas à saudade que todos estavam de se reunir novamente para celebrar o aniversário do município, após mais de dois anos de pandemia. Assim foram o 4º Festival da Cerveja e o 11º Festival da Canção de Pinhais (Fecapi), realizados, simultaneamente, no último sábado (2), ainda como parte da comemoração do aniversário de 30 anos. A banda Brasil Rock 80 – após a Banda Municipal de Pinhais – subiu ao palco para finalizar este que é um dos maiores eventos do gênero na região.

Milhares de pessoas passaram pelo local para acompanhar as apresentações musicais do Fecapi, iniciadas às 13h, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura. Os artistas que subiram ao palco apresentaram canções cover e autoral, na categoria Rock as bandas selecionadas foram: Caótico Shaman; Guto Ginjo; La Fortuna; Missicks; Sangue de Trovão; Sowdierz; e na categoria Mista mostraram seus talentos: Adrielly; Ana Vargas Trio; Grupo Viraduavesso; Janine Mathias; Soni e Fernanda Coral; Surya.

Para chegar às 12 bandas selecionadas, a comissão julgadora avaliou um total de 54 inscrições dos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraíba.

Janine Mathias foi a primeira colocada na Categoria Mista, com a canção Devoção, além de vibrar muito, ela aproveitou para relembrar a sua trajetória na carreira musical.  “São 10 anos de trajetória e eu estou muito feliz por poder colocar no topo artistas, compositores da nossa cidade, Leo Fé, Nego Xandi, Rodrigo Paulo, Janine Mathias. Essa música devoção já está em todas as plataformas digitais, é um lançamento, a gente tá usando ela justamente pra propagar. Poder estar em Pinhais, participando de um evento […] tudo valeu e receber esse prêmio pra mim é com certeza muito importante, mas o que eu vivenciei aqui, de estar lado a lado com artistas da minha cidade e, principalmente, entender a importância que a gente tem na nossa cena, está sendo demais”, declarou a cantora.

E em paralelo, depois de dois anos, o Festival da Cerveja, em sua quarta edição, voltou a reunir as cervejarias que fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O município pinhaense foi o primeiro do Paraná a criar a Rota, com o objetivo de promover o turismo, reunir e valorizar as cervejarias artesanais da cidade. Neste sentido, para difundir ainda mais essa cultura foi criado o Festival que conta com a presença das cervejarias Coice de Mula, Don Gentilis, Oner, Ovelha, Sant Pauli, Way Beer e Yellow Bird.

Presente no evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, celebrou a volta dos eventos após dois anos de pausa devido à pandemia. “Fechando o aniversário da cidade, dos 30 anos, com chave de ouro. Esse movimento de pessoas, confraternizando, festival da cerveja e a cultura em alta com os nossos artistas. Pinhais está de parabéns, nossa equipe. Viva Pinhais e que nossa cidade continue progredindo cada vez mais em todas as áreas”, destacou a prefeita.

Os festivais receberam pessoas não só de Pinhais, mas também da região, como a Nathalia de Almeida Peters de Curitiba, que aprovou a junção de música e cerveja artesanal em um mesmo local. “Eu achei bem completo, tem de tudo, se quiser comprar um chopp, escutar música pra caramba, hoje tem bastante variedade de banda, teve um estilo mais Charlie Brown, outro mais heavy metal e assim foi indo. Foi bem legal, tudo com preço muito bom, dá pra curtir bastante”, afirmou a visitante.

Por ter iniciado durante a tarde e disponibilizar também brinquedos infláveis, além de gastronomia variada, o evento atraiu famílias que puderam levar as crianças para aproveitar o dia. “Nós estávamos com muita saudade desse período, é bom que é uma festa familiar, toda minha família está aí também. Tem muita gente de fora, regiões vizinhas, que veem no facebook e instagram da Prefeitura e vêm participar do festival”, pontuou Carlos Henrique Valentim, morador de Pinhais.

Premiados 11° Festival da Canção de Pinhais 

Categoria Mista

1º lugar – Janine Mathias – música Devoção

2º lugar – Surya – música Meu Bem

3º lugar – Adrielly – música Degradê

 

Categoria Rock

1º lugar – La Fortuna – música Uhh…ballet?

2º lugar – Guto Ginjo – música Constelar

3º lugar – Sangue Trovão – música Teto Estrelado

 

Melhor Canção Júri Popular – Grupo Viraduavesso – música É recalque Que Fala Né?

Melhor Performance de Palco – Grupo Viraduavesso – música É recalque Que Fala Né?

Melhor Instrumentista – Maurício (Sangue Trovão) – instrumento bateria

Melhor Vocalista – Janine Mathias

O evento contou com a presença de vários músicos e artistas, comunidade em geral, apoiadores e patrocinadores, tais como: MDTRAN, Casa Costa Cosméticos Pinhais, Ótica, Susin, Beetools, UNOPAR, Colégio Destaque, Play Informática, Missara Semijoias e Panorâmico. Além da prefeita, Rosa Maria, entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o secretário de Governo Ricardo Pinheiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins; o secretário de Administração, Vinicius Martins; a diretora de Cultura, Haline Siroti, além do presidente da Câmara, vereador Marcinho, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza, Tomé, Piocco e Filho.

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DO FECAPI

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DO FESTIVAL DA CERVEJA