Grande Curitiba

Secretaria de Saúde implanta Laboratório de Prótese Dentária no município

O laboratório dá atendimento, gratuitamente, às pessoas que precisam de prótese parcial removível ou dentadura
17 de maio de 2022 às 15:50
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Desde o final do mês de abril, iniciaram no município as atividades do Laboratório de Prótese Dentária, que está instalado dentro da Unidade de Saúde da Mulher e da Criança de Pinhais, equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O laboratório atende pessoas que perderam alguns ou todos os dentes, concedendo gratuitamente a prótese parcial removível ou dentadura. Os trabalhos são realizados por um dentista e um auxiliar que fazem o atendimento aos pacientes e a elaboração das próteses.

Segundo o responsável pelo Núcleo Técnico de Odontologia de Pinhais, do Departamento de Atenção Primária à Saúde, da Semsa, o dentista Tadeu Roger Junior Volski, este tipo de atendimento é de grande valor, pois é um serviço gratuito que proporciona benefícios aos pacientes que têm problemas com a falta de dentes. “Este é um serviço muito importante para o paciente. Porque antigamente o SUS não oferecia, e agora, existe e não há custo, beneficiando pessoas que não tem condições e acabavam perdendo os dentes. Essa perda provoca dificuldade em falar, comer, em conseguir um emprego e atinge a estética. Além do custo zero para fazer o procedimento, a questão dos dentes é tudo, pois se recupera a autoestima das pessoas”, detalhou o dentista.

Entre os usuários a avaliação do serviço é positiva. A moradora do Weissópolis, Marta Maria Matos, trabalha como auxiliar de serviços gerais e há cinco anos mora no município. Ela precisava de uma prótese e foi atendida pelo laboratório do município. Ao receber a peça, Marta comenta que gostou do atendimento e do trabalho dos profissionais, além de frisar o fato de ser gratuito. “Eu achei este serviço muito bom porque a maioria das pessoas não tem condições de pagar se fosse em um consultório particular. Achei bem interessante porque precisei de três dentes e fiz a minha prótese. Os profissionais são bons, gostei do atendimento e fiquei bem satisfeita, afinal, se fosse para pagar, custaria a partir de R$1.500,00 reais que verifiquei em uma clínica particular. E se fosse para gastar este valor, no momento não poderia arcar com este custo”, disse ela.

Para ter acesso ao serviço é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e passar por consulta odontológica. O cirurgião dentista fará uma avaliação e, se necessário, o encaminhamento para o Laboratório de Prótese Dentária do município.