Grande Curitiba

Pinhais realiza abertura do Seminário Internacional de Educação

O tema deste ano é "10 anos tecendo saberes, fazeres e práticas para uma educação de qualidade"
26 de julho de 2022 às 11:42
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), a abertura oficial do 10º Seminário Internacional de Educação de Pinhais, intitulado “10 anos tecendo saberes, fazeres e práticas para uma educação de qualidade”. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e transmitido ao vivo pela internet.

A 10ª edição do Seminário é um marco para a rede municipal de ensino de Pinhais, que busca educar e qualificar pessoas para serem cidadãos críticos, criativos e responsáveis para atuar na transformação da sociedade. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é um evento caracterizado como um fórum de discussão e intercâmbio entre profissionais da área educacional, reunindo educadores de diferentes cidades do Paraná e estados brasileiros.

O Seminário Internacional de Educação acontece entre os dias 25 a 27 de julho no Cenforpe, e tem na sua programação 10 palestras realizadas nas edições anteriores, aquelas melhores avalizadas pelo participantes, como Alexandre Ventura (Nada substitui um bom professor), Marcos Meier (Gestão emocional: o papel da liderança no desafio de fazer acontecer), Max Haetinger (Educar a nova geração vibrante, inquieta e conectada – estamos preparados?), entre outros profissionais de renome.

A cerimônia de abertura recebeu a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini; representando a Câmara Municipal, o vereador Fabricio Souza; representando a Secretaria de Estado de Educação, o chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular, professor Anderfabio Oliveira dos Santos; a representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Tamara Van Kaick, o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Marchiori; a assistente de município da Secretaria de Estado da Educação, Vera Lúcia; a secretária municipal de Meio Ambiente de, Rosana Boeira Ilheu; o ex-secretário municipal de educação, Célio Rodrigues Leite.

O evento iniciou com o discurso das autoridades e na sequência foi formada uma mesa para reforçar a importância do Seminário, contar sua história, além agradecer aos profissionais envolvidos e instituições na organização ao longo dos anos.

A edição deste ano conta com aproximadamente 1.800 inscritos, de diferentes profissões da área da educação e de várias cidades do Brasil e até outros países, como Portugal, mencionou a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, que também frisou que a iniciativa é proporcionar um momento de reflexão para os participantes se tornarem melhores profissionais. “Este evento propicia a aproximação da teoria e da prática, oportunizando a formação dos educadores. Agradecemos a parceria com a UTFPR que contribui com a Comissão Organizadora e a Comissão Científica deste evento. Neste ano comemoramos esta edição especial, com o título 10 anos tecendo saberes, fazeres e práticas para uma educação de qualidade, representando um caminho percorrido desde 2011. Tivemos temáticas diferenciadas que possibilitaram reflexões sobre assuntos que enriqueceram o pensar e a prática pedagógica dos educadores participantes”, falou a secretária.

A comemoração da 10ª edição do Seminário foi enaltecida pela prefeita Rosa Maria, que citou sua contribuição para uma educação de qualidade. “Creio que nesta 10ª edição não poderiam ter escolhido melhor temática. O Seminário da Educação contribui imensamente para a prática pedagógica. Hoje agradecemos a todos os envolvidos porque é um momento especial. Nossa cidade tem educação de qualidade e queremos que seja cada vez melhor, por isso, nossos profissionais se preparam a cada dia porque queremos que nossos alunos sejam bem atendidos. Entendo, como prefeita, e na época da criação deste evento como secretária de Educação, que participar deste Seminário é entender, ter a clareza de que educação é um processo e que devemos sempre continuar vislumbrando novas tecnologias, metodologias, parcerias e estabelecendo relações na escola e com outras instituições para asseguramos a aprendizagem aos nossos alunos”, disse a prefeita.