Grande Curitiba

Pinhais reforça Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação

Ação começa no dia 8 de agosto e segue até 9 de setembro e é voltada a crianças a partir de um até menores de 15 anos de idade
5 de agosto de 2022 às 15:43
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – De 8 de agosto a 9 de setembro, o Ministério da Saúde (MS) realiza mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação. A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças de um a menores de cinco anos. Já a multivacinação tem a finalidade de atualizar as vacinas em atraso para o público menor de 15 anos.

Em Pinhais, o atendimento será feito em todas as Unidades de Saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e até às 18h30 nas USFs de horário estendido. No sábado, dia 20 de agosto, todas as unidades abrem das 9h às 15h para o Dia D.

Poliomielite

Atualmente, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizados até 5 de julho de 2022, mostram que entre 1º de janeiro a 12 de julho de 2022, foram confirmados 15 casos de poliomielite, sendo 4 no Afeganistão e 11 no Paquistão. Recentemente, em novembro de 2021, um caso de poliovírus selvagem tipo 1 foi relatado em Malawi e em 2022 um caso em Moçambique. A atual situação do Malawi e Moçambique, países considerados livres da circulação de poliovírus selvagem, demonstra que todos os países permanecem em risco de pólio até que a doença seja completamente erradicada do mundo. Por isso, a Secretaria de Saúde de Pinhais reforça a importância desta campanha.

O Brasil não detecta casos desde 1990. No entanto, desde 2015 tem sido observada uma progressiva queda das coberturas vacinais para poliomielite, menores que 95%.