Grande Curitiba

Profissionais das Unidades de Saúde visitam Cmeis para avaliar situação vacinal dos alunos

Estratégia adotada pela Secretaria de Saúde visa contribuir para o município aumentar o número de crianças vacinadas
14 de setembro de 2022 às 15:43
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – As equipes das Unidades de Saúde de Pinhais estão verificando a situação vacinal dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com a intenção de contribuir para o aumento do número de crianças vacinadas no município.

Na manhã desta quarta-feira (14), a prefeita Rosa Maria e a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, acompanharam o trabalho realizado no Cmei Cora Coralina, localizado no Jardim Amélia e conversaram com os profissionais da saúde e alunos.

De acordo com dados apurados pela Secretaria de Saúde (Semsa), a cobertura vacinal em Pinhais está baixa, especialmente contra a Poliomielite, que até o momento atingiu 45% do público-alvo, crianças de um a menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal seja igual ou maior a 95%, além de reduzir o número de não vacinados e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Na ação, é solicitado aos pais ou responsável que enviem a carteirinha de vacinação do filho para o Cmei. Os profissionais das USFs, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, vão até a unidade e fazem a conferência do documento, emitindo uma notificação que informa se a vacinação da criança está em dia ou atrasada. Se uma das vacinas está faltando, é indicada o nome dela e orientado a levar a criança à unidade de saúde do bairro para atualizar o calendário vacinal. Além disso, é enviado um bilhete sobre a Campanha de Vacinação que acontecerá no próximo sábado (17), das 9h às 15h, nas USFS Jardim Amélia, Esplanada, Perdizes, Tarumã e Vargem Grande, que atenderá para aplicar a vacina da Poliomielite e Multivacinação.

A prefeita Rosa Maria parabenizou a iniciativa da Secretaria de Saúde e reforçou que os pais contribuam com a ação, levando seu filho para vacinar no próximo final de semana. “Hoje vim ao Cmei para ver esta ação que é tão importante para a saúde das nossas crianças. Peço aos pais ou responsáveis, que enviem as carteirinhas para fazerem esta revisão. Lembro que no dia 17, no próximo sábado, em Pinhais, teremos vacinação para nossas crianças. Precisamos aumentar a cobertura de vacinação das crianças no município. Não deixem de aproveitar esta oportunidade, afinal a vacina protege”, afirmou Rosa Maria.

A questão de o município aumentar o número de crianças e atingir a meta do Ministério da Saúde foi destacada pela secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, que enfatizou que os pais devem ter consciência da importância dos filhos estarem com a vacinação em dia. “Dizem que quem ama cuida. Então os pais ou responsáveis devem estar atentos à questão da vacinação dos filhos. Não apenas a da Poliomielite ou da Multivacinação, mas a de todo o Calendário de Vacinação. O Brasil é reconhecido por possuir um calendário completo de vacinação. Temos reforçado que as vacinas são seguras, comprovadamente por vários estudos, pesquisas e que os pais sempre levem seus filhos para tomar as vacinas de acordo com a faixa etária”, disse a secretária.