Grande Curitiba

Pinhais mantém liderança no Ideb da região metropolitana

Secretaria Municipal de Educação considera o resultado como reflexo do trabalho desenvolvido durante a pandemia; programa MobilizAção é indicado ao Prêmio Gestor Público do Paraná 2022
21 de setembro de 2022 às 12:14
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Pinhais mantém a liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Região Metropolitana de Curitiba (Área Norte), com 6,2 alcançados na rede municipal de ensino (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). Os dados referentes a 2021 foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação. Além das ações durante a pandemia, o programa de recomposição de aprendizagens, MobilizAção, reforça a retomada das atividades presenciais nas escolas. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais foi indicada ao Prêmio Gestor Público do Paraná 2022.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) considera que o trabalho dos profissionais da educação durante as fases de ensino remoto e híbrido no município refletem o resultado acima da média regional. “A previsão, se não tivéssemos pandemia, era de 7,0 no Ideb. Em 2019 estávamos com 6,7. Mas, no panorama pós-pandemia, onde não houve mediação docente, foi feito tudo que o momento pedia para, de alguma forma, atender nossas crianças. Nossos profissionais foram incansáveis e as ações pedagógicas, ainda que remotas, levaram o conteúdo até eles e atuaram em como poderiam aprender”, destaca a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas.

As consequências da pandemia influenciaram nos resultados do Ideb de toda a educação nacional. De forma geral, houve queda no índice desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. A realidade de Pinhais, embora não imune à situação do país, traduz o trabalho diferenciado realizado no município. “Consideramos que o desempenho demonstra a atuação conjunta e a competência na adversidade. E com o MobilizAção saímos imediatamente após o retorno presencial para não deixarmos lacunas no processo de aprendizagem”, diz Raquel Simas.

O programa MobilizAção foi apresentado no dia 12 de setembro a auditores do Prêmio Gestor Público do Paraná 2022, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Iniciado em maio deste ano, o programa já tem trazido relatos positivos da comunidade escolar. Na Escola Clementina Cruz, no bairro Estância Pinhais, a Roziele da Silva Reis, mãe do aluno do 2º ano, Vitor Davi Reis de Lima, enalteceu o desenvolvimento do filho. “Ele está fazendo aulas aos sábados e está adorando. Ele leu com a professora e ligou para toda a família dizendo que já estava lendo. Estou muito satisfeita com o programa. A professora também disse que ele está mais concentrado, amadureceu”, relatou.

A prefeita Rosa Maria recebeu com grande satisfação a notícia de que o município permanece no topo do ranking do Ideb na região metropolitana. “Fiquei bastante feliz porque apesar de toda a pandemia, de todas as dificuldades pelas quais nossas crianças passaram, ainda tivemos uma grande superação e estamos com programas de recomposição de conteúdos, o que vai fazer com que nossos dados continuem sempre em uma crescente, pois para nós o que realmente importa é a qualidade do ensino”, afirmou.