Grande Curitiba

Pinhais comemorou o Dia da Árvore com o plantio de mudas de árvores frutíferas e de mata ciliar

Atividade contatou com a participação do Rotary Club de Pinhais, Grupo de Escoteiros Pingo D'Água e alunos das escolas Poty Lazzarotto e Felipe Zeni
23 de setembro de 2022 às 15:59
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na quarta-feira, dia 21 de setembro, foi comemorado no Brasil o Dia da Árvore que tem o objetivo principal de conscientizar a população a respeito da preservação que é fundamental para a vida na Terra. Em Pinhais, uma ação foi promovida para celebrar a data.

Por meio de uma parceria das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, com o apoio Rotary Club de Pinhais, que conseguiu as mudas junto ao IAT (Instituto Água e Terra), foi realizado o plantio de mais de 40 mudas de árvores frutíferas e de mata ciliar. As atividades contaram com a participação dos alunos das escolas municipais Poty Lazzarotto, Felipe Zeni e do Grupo de Escoteiros Pingo D’Água.

Na parte da manhã, alunos da Poty Lazzarotto e integrantes do Rotary Club de Pinhais e do Grupo de Escoteiros Pingo D’Água fizeram o plantio de mudas no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta. Já no período da tarde, a ação aconteceu na Escola Felipe Zeni, do Alto Tarumã, que envolveu os alunos do infantil V que plantaram algumas árvores frutíferas dentro do terreno da unidade de ensino.

A importância da iniciativa e o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente foram abordados pela secretária Rosana Boeira Ilheu, que incentivou que esta atitude deve acontecer em outras ocasiões. “Estamos reunidos para comemorar o Dia da Árvore, mas temos que ter o pensamento e a consciência que o Dia da Árvore é todos os dias. Temos que preservar, cuidar, e aqui em Pinhais, já temos este cuidado com nossos Parques Lineares que ao longo do tempo limpamos, arrumamos e fazemos o plantio e a recomposição da mata ciliar. Agradecemos ao Rotary pelas doações de mudas e ao grupo Pingo D’Água pela participação e colaboração nesta ação. Ficamos muito felizes com essa iniciativa e que consigamos retribuir com outras ações como esta, afinal, é isso que o meio ambiente precisa”, disse Rosana.

A prefeita Rosa Maria agradeceu a participação de todos, citou o trabalho realizado no município em prol do meio ambiente e a relevância da ação. “A gente dar as mãos é algo muito simbólico. Significa que neste momento temos que estar de mãos dadas para cuidarmos das árvores, dos rios e do meio ambiente. Hoje é o início da primavera e estamos sob árvores, ao redor de um rio e um lugar com várias pessoas, com esta junção de esforços cuidaremos melhor do nosso mundo. Neste início da primavera, pensando nestas árvores que daqui alguns anos vão crescer e nos servirão como sombra, de trazer para a gente a simbologia da proteção, damos nossa contribuição para o meio ambiente e isso nos deixa felizes. Em Pinhais, sempre tivemos consciência que precisamos cuidar da cidade para as pessoas e só podemos fazer isso se cuidarmos do meio ambiente para elas”, falou a prefeita.