Grande Curitiba

USF Tarumã promoveu atividade diferenciada com jovens para abordar questões da Saúde Mental

Ação foi promovida com os alunos do Colégio Arnaldo Busato que assistiram a palestra e peça teatral, além de participar de uma dinâmica
28 de setembro de 2022 às 15:37
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Para abordar a temática da Saúde Mental com os alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato, os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã realizaram uma atividade no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, no último dia 22.

A ação foi alusiva à Campanha Setembro Amarelo e contou com a participação de 150 alunos do 9º ano da instituição de ensino, jovens de 13 e 14 anos de idade, que assistiram a uma apresentação sobre o tema, peça teatral, disputaram uma dinâmica e conheceram os serviços públicos disponíveis.

Os trabalhos iniciaram com a fala do psicólogo do CAPS AD, Tiago Rafael Wentzel, que trouxe informações e o histórico do tema, além de abordar as questões da importância da prevenção e os fatores de risco. Ao final, ele destacou que a iniciativa foi positiva. “Este tipo de ação é ótimo e ao longo do mês estamos fazendo em algumas escolas de Pinhais. Este é um assunto que deve ser abordado com este público, afinal, os índices aumentaram mesmo com a campanha sendo promovida. Além de tudo isso, há na população de 15 a 20 anos muitos casos, acarretando diferentes fatores na sociedade e impactando vidas”, explicou ele.

Na sequência, os jovens assistiram a uma peça teatral. O espetáculo tinha como personagem uma adolescente, a jovem Helena, de 13 anos, que devido à pandemia, o início da adolescência e o conflito com os pais começou a desenvolver depressão e começou a fazer tratamento psicológico. A peça denominada “Visita da depressão” teve a atuação de profissionais da USF Tarumã.

Depois os adolescentes participaram de uma dinâmica respondendo perguntas relacionadas à apresentação e a peça teatral e concorrendo a alguns brindes na disputa de um jogo de tabuleiro, além de receberem diferentes materiais informativos.

As atividades encerraram com a divulgação dos serviços públicos que atendem estes casos que foi explanado pela profissional de saúde, Idea Rosa da Silva Gonçalves. “Falamos do atendimento das unidades de saúde para os problemas de saúde mental, como devem proceder e que serão atendidos e encaminhados para os profissionais. É importante saber que esse problema pode ser atendido no município pela Unidade de Saúde, o CAPS II, o CAPS AD, além de ter a condição de ligar para o número do 188 que é o Centro de Valorização da Vida. Avaliando, o evento foi bem legal, a participação foi boa, e principalmente, os jovens passaram a entender mais o que é a Saúde Mental e como procurar ajuda quando necessário”, disse ela.