Grande Curitiba

Volta às aulas: Escolas e cmeis passam por reformas para o início do ano letivo

Prefeitura de Pinhais realiza diversas manutenções e melhorias nas unidades de ensino durante as férias escolares
2 de fevereiro de 2023 às 11:47
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), tem realizado uma série de preparativos para receber as mais de 13 mil crianças matriculadas na rede municipal, que voltam às aulas a partir da próxima segunda-feira (6). Todas as escolas e cmeis do município tiveram serviços de manutenção de estruturas, incluindo instalações eletrônicas, pinturas, limpezas, entrega de bens, além de móveis sob medida em algumas unidades.

Serviço constante durante todo o ano, as manutenções prediais se intensificam no período de férias escolares. Por isso, para que toda a comunidade escolar tenha o melhor ambiente para as atividades dos alunos, familiares e profissionais antes do início do ano letivo, um grande volume de revisões e implementações foram executados: colocação de coberturas em policarbonato, jardinagem, roçada, limpeza de calhas, combate a pombos, manutenção de toldos, drenagem, esgoto e recolhimento de móveis inservíveis.

Além dos cuidados prediais, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, destaca a preparação das equipes pedagógicas e administrativas para a acolhida das crianças na volta às aulas. “Acompanhamos bem de perto para que no recesso e nas férias das crianças fossem realizadas a manutenção dos espaços com mutirões de limpeza, reparos e pequenas reformas, além de prever todos as ações administrativas para que o início das atividades educacionais ocorra com os quadros de professores e educadores necessários ao funcionamento de excelência das unidades, com a alimentação escolar, com os processos de formação dos profissionais, com os materiais que serão distribuídos às crianças e aos educandos”, elencou.

A secretária também destaca que as equipes diretivas já retornaram no dia 23 de janeiro e iniciaram os preparativos para a volta aos cmeis e escolas, cuidando de cada detalhe da organização das unidades e ainda participaram de momentos de formação. “Tudo está sendo pensado para que tenhamos um ótimo ano letivo, atuando para a garantia das aprendizagens e do atendimento com qualidade de nossas crianças”, completou.

Líder do último Ideb na região metropolitana, a Educação Municipal de Pinhais tem grande expectativa para o ano letivo de 2023. Além de toda a organização já mencionada, a Semed promove nos dias 2 e 3 de fevereiro uma formação aos professores e educadores com a temática “A ciência da felicidade”, com Gustavo Arns. Sob a proposta de um acolhimento afetuoso, as unidades realizarão ainda uma programação especial para receber as crianças, educandos, profissionais docentes e comunidade.