Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais começa na próxima semana levantamento rápido de índices do mosquito da dengue

Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde começam a visitar imóveis a partir desta segunda-feira (6)
3 de fevereiro de 2023 às 11:16
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A partir da próxima segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Vigilância e Zoonoses, inicia o LIRAa – 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Durante a semana, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) visitarão aproximadamente 2.797 imóveis de 15 bairros de Pinhais. Em 2022, o município finalizou o ano com 295 focos do vetor e, neste ano, até o dia 1º de fevereiro, já foram encontrados 16 focos.

O trabalho utiliza um método simplificado para a obtenção rápida de indicadores entomológicos, isto é, dados sobre a infestação, e permite conhecer a distribuição do mosquito/vetor. Para reunir as informações, é necessário visitar um determinado número de imóveis e realizar a coleta de larvas para identificação, assim definindo o Índice de Infestação Predial (IIP).

O LIRAa tem a vantagem de avaliar, de maneira rápida e segura, os índices de infestações larvários, ou seja, indicar os locais com concentração de focos e, principalmente, os tipos de recipientes/criadouros predominantes, tornando possível redirecionar e/ou intensificar algumas intervenções, facilitar a delimitação de áreas de risco entomológico, ou ainda alterar as estratégias de controle adotadas.

A Secretaria de Saúde reforça ainda que o maior número de focos estão sendo encontrados em residências, portanto, é essencial que a população vistorie suas residências, jardins e quintais em busca de possíveis depósitos de água parada. A eliminação dos potenciais criadouros é a maneira mais eficaz de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue. As vistorias realizadas pelos ACE são de extrema importância, devendo o morador colaborar e permitir a entrada do agente no imóvel, para a efetivação do trabalho.