Grande Curitiba

Volta às aulas: Unidades acolhem famílias para reconhecimento do ambiente escolar

Pais e filhos são atendidos nos cmeis e escolas do município para adaptação antes do início das aulas
3 de fevereiro de 2023 às 11:19
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – “Já tive muita dificuldade de deixar a minha filha mais velha, porque ela chorava bastante, e quando foi chamada para o Cmei Rosi Galvão, foi a melhor coisa que aconteceu, porque era totalmente diferente. Eu deixava ela lá, chegava na hora de buscá-la, e tinha dia que ela não queria nem ir embora, de tanto que o jeito dela ser tratada ali era totalmente diferente, então eu conheço e sempre gostei da maneira que eles tratam as crianças”. Assim foi o processo da mãe Daniele Damasceno, com o ingresso da sua filha Sara no cmei. Nesta semana, a mais nova, Sofia, participou de brincadeiras no Cmei Rosi Galvão, junto da avó, Cleusa, no projeto de acolhimento das famílias com crianças pequenas no ambiente escolar.

O ingresso das crianças em novos ambientes, sejam em cmeis e escolas ou novas turmas, requer planejar e repensar cuidadosamente os espaços físicos e as práticas pedagógicas, levando em conta as relações estabelecidas pelo contexto educacional. Nesse sentido, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), propõe atendimentos às famílias e alunos matriculados antes mesmo das aulas começarem.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, aponta que a Educação de Pinhais tem um olhar acolhedor para todas as infâncias, buscando uma educação pública de qualidade para a nossa cidade. “O retorno das atividades educacionais é pensado com muito carinho, sendo planejadas ações de acolhimento, diálogo afetivo com as crianças, com os educandos e com familiares, além de promover momentos de recepção e interações, transmitindo segurança aos envolvidos neste processo”, diz a secretária.

A Juliana Prestes Barion, moradora do Jardim Karla, também aproveitou para conhecer o Cmei Rosi Galvão junto com a filha Micaely, que irá começar a vida escolar. “Achei muito importante essas visitas das crianças no cmei porque ela nunca esteve em escola nenhuma, nem com cuidadora ou babá, sempre comigo e com o pai. As atividades antes do início das aulas aumentam a confiança da gente, é a primeira vez que ela está saindo do ambiente familiar dela, então é legal essa conexão que vai tendo com o cmei, porque ela vai ficar mais lá do que em casa”, comenta.

Dentre as ações planejadas, as unidades de ensino agendaram reuniões com a comunidade escolar, com orientações gerais às famílias responsáveis, definindo ações que promovam o bem-estar das crianças e transmitam segurança. Organizaram também visitas para reconhecimento do espaço educacional, entre outras estratégias adotadas.

A diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas, reforça que na Educação Infantil é realizado o Projeto Aproximações: “Um olhar acolhedor para as transições, que orienta as unidades de ensino que oferecem essa etapa, de forma a promover o diálogo e a aproximação entre cmei/escolas e família, subsidiando e qualificando esse processo importante durante a infância”.

O Cmei Rosi Galvão, no Jardim Karla, recebeu as crianças com suas famílias, para facilitar a adaptação antes do início das aulas. “Foi uma experiência maravilhosa, elas brincaram com suas famílias e fizeram novos amigos nos espaços do cmei. Recebemos pais, mães, irmãos, avós, bisavós. Foi gratificante”, comentou a diretora Edna Cavalheiro.

Para os bebês e as crianças bem pequenas, especificamente, foram pensados momentos para acolher as crianças e as famílias, com agendamentos individuais ou em pequenos grupos, considerando que este pode ser o primeiro convívio no ambiente educativo, sendo necessário um olhar atento para as especificidades desta etapa, de modo que haja proposições e intervenções com vista à promoção de um ambiente acolhedor, no qual a criança gradativamente sinta-se segura para pertencer ao novo espaço e grupo.