Grande Curitiba

Abordagens sociais levam conforto a quem está em situação de rua

Equipes de proteção social especial da Prefeitura de Pinhais abordam e conduzem as pessoas em situação de rua para o Creas, onde podem receber uma série de serviços
1 de junho de 2023 às 16:26
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último dia 23 de maio, terça-feira, os educadores sociais Ivo e Renan, e a assistente social XX, saíram do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) pela manhã com a van da Secretaria de Assistência Social de Pinhais (Semas). Em mais uma ação de abordagens sociais a pessoas em situação de rua, a equipe passou por locais já identificados e outros onde recebeu informações da existência de pessoas nesta condição.

As abordagens acontecem por território e ou de forma programada. Também são atendidas denúncias, demandas espontâneas e, havendo alguma situação especial, a equipe se desloca até o endereço informado. Ao identificar uma pessoa em situação de rua, os servidores oferecem serviços como banho, café da manhã, corte de cabelo, e até um possível acolhimento. No Creas ainda é ofertada uma consulta especializada, uma conversa, para que cada pessoa possa relatar seu problema, a sua necessidade.

Luís, de 21 anos, foi a primeira pessoa a ser atendida na ação, abordado pela equipe enquanto dormia em uma esquina. Sem muita energia no início, acabou aceitando o amparo, que disse já conhecer. “Aqui é melhor que muitos outros lugares, falo pra você. O pessoal me conhece, já sabem meu jeito. Se eles não me abordassem, eu não ia conseguir ir no Creas sozinho, é muito longe pra mim. Tenho família aqui perto, mas não ajuda”, desabafa. “É complicado, passei a vida toda dentro da cadeia, desde os sete anos com passagens pelo Conselho Tutelar, se eu virei uma pessoa boa, ‘é’ agora, quero mudar de vida. Larguei da droga, mas não sei se tenho mais forças pra mudar”, questiona-se.

Após o contato dos educadores com um grupo em situação de rua próximo a um ponto de ônibus, dois homens aceitam a ida até o Creas. “Vamo’ tomar um ‘banhão’ e comer um ‘rangão”, brincou Alexsandro Cassol. Perguntado há quanto tempo está em situação de rua, responde: “Perdi as contas. Eu sempre vou para Chapecó [SC] e volto, meu pai mora lá, tem como fazer ligação pra minha família?”, emenda. Sim, além do banho e alimentação, a equipe do Creas também oferece ligação à familia e atualização de documentos. Alexsandro conhece o atendimento do município há bastante tempo, desde 2013, 2014, relata. “O Creas traz o nosso conforto, traz conforto pra rua. Sabe o que é o conforto da rua? Pode ser uma mochila, um banho, pode ser uma coberta”, afirma, apoiado pelo amigo, Marcio Francisco da Silva.

Geraldo Aparecido da Veiga não hesitou, ao receber a abordagem, logo aceitou o banho e um corte de cabelo: “Tem que ficar bonito, que também somos filhos de Deus”. Geraldo tem 50 anos e, há seis, está em situação de rua. A reportagem pergunta a Geraldo qual a sua maior necessidade no momento. “Felicidade. Preciso ser feliz, homem. Eu não sou”. Diz que a abordagem ajuda e que “dinheiro não interessa. O que interessa pra mim é a paz. A felicidade é a paz. A depressão acabou comigo, vim pra rua. Mas Deus é grande”, relata.

As abordagens sociais também integram o projeto Operação Inverno, realizado nos períodos mais frios do ano, quando a temperatura chega a menos de 9 graus, o que ocasiona risco de hipotermia a pessoas que estão em situação de rua. A campanha deste ano começou em maio. Riceli Tomaz de Souza Padilha, gerente da Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial, comenta que já foram feitas duas ações, em dias que registraram baixas temperaturas. “No entanto, há várias abordagens e ações diárias e em plantão, por meio de denúncias ou outras situações com essas pessoas. Ofertamos café com leite, água, um lanche e, nesses dias de baixa temperatura, cobertores e agasalhos. Também oferecemos o serviço de acolhimento”, explica.

Serviço

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pinhais está localizado na Rua 7 de Setembro, no Centro. O atendimento é feito presencialmente e por telefone (41) 99235-4617, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Plantão Social atende das 17h às 8h, de segunda a sexta, e 24 horas aos finais de semana e feriados. Telefone: (41) 99206-3843.