Grande Curitiba

Guarda Municipal de Pinhais faz salvamento de bebê de apenas 13 dias

Equipes fizeram manobra de desengasgo e criança voltou a respirar após o atendimento
16 de junho de 2023 às 16:58
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O trabalho da Guarda Municipal de Pinhais foi destaque na imprensa na última semana. As equipes atenderam o chamado de uma mãe, cuja filha bebê de apenas 13 dias de vida enfrentava dificuldade para respirar. A ocorrência se deu no dia 8 de junho, por volta das 16 horas, no bairro Alto Tarumã, próximo ao Bosque Bordignon. Ao chegarem no local, os guardas deram início à manobra de desengasgo. Com o sucesso da ação, a bebê voltou a respirar novamente. Após o primeiro socorro, a equipe conduziu a mãe e a filha até a UPA para cuidados médicos.

A manobra de desengasgo, assim como a Manobra de Heimlich, são procedimentos adotados em caso de engasgo. As técnicas são repassadas às equipes da Guarda Municipal de Pinhais por meio de qualificações. Importante ressaltar que o atendimento é realizado como apoio ao serviço oferecido pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Acione a GM pelo Disque 153 ou App 153 Cidadão para ocorrências de crime e trânsito.

Saiba como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.