290 mães já foram beneficiadas com o Cartão Mãe Pinhaense
COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (6), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou a 23 mães moradoras de Pinhais o Cartão Mãe Pinhaense. Já são 290 mães beneficiárias do auxílio natalidade, no valor de R$ 300, para ser utilizado exclusivamente nas compras de itens de higiene, vestuário, cama, banho e artigos de bebê nos comércios locais.
O novo cartão magnético teve entrega simbólica realizada no Cras Leste às mães beneficiárias. O evento teve a participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e vereadores Fabrício Sousa e Jane Carteira. Além do Cras Leste, as equipes da Semas também entregaram o Cartão Mãe Pinhaense a usuárias dos Cras Oeste, Norte e Sul.
Até 2020, o auxílio era concedido na forma de um kit com produtos e, desde 2021, a prefeitura disponibiliza os valores creditados pelo cartão magnético, que funciona exclusivamente em estabelecimentos do município. “O cartão possibilita que as mães comprem aquilo que elas precisam. Elas podem escolher o que realmente necessitam, além de impulsionar o comércio local”, afirma a secretária Rosangela Batista.
No evento, a prefeita Rosa Maria exaltou o trabalho dos servidores e destacou a importância do auxílio para a independência das mães. “Cada Cras é uma porta de entrada para as pessoas que buscam um serviço, um direito. Nós estamos aqui à disposição, as equipes técnicas, qualificadas, comprometidas em receber cada uma de vocês. Isso é dar autonomia, porque com esse cartão vocês podem comprar o que precisarem. Então, vejo isso como um avanço muito grande da nossa proposta de cuidar das pessoas e cuidar das mamães”, declarou.
Mãe de duas filhas, uma de sete anos e uma de dois meses e meio, a Leirely Marry de Oliveira, de 30 anos, é uma das beneficiárias do programa. “Como nunca tinha precisado dos serviços sociais, eu não era beneficiária, mas agora sem emprego, recorri ao Cras. E foi uma benção. Elas [servidoras] fizeram o máximo pra me ajudar, com advogado, com grupos de apoio, e agora com o cartão. Esse benefício significa muito, pois como sou sozinha com as crianças e pago aluguel, me ajudou a comprar itens básicos de higiene das meninas”, conta.
Quem pode e como solicitar
O auxílio natalidade é concedido para a mãe e recém-nascido, nas formas de pecúnia (crédito em cartão magnético), podendo ser solicitado a partir do 8º (oitavo) mês de gestação e/ou até 60 dias após o nascimento da criança, mediante a apresentação da certidão de nascimento.
A concessäo do benefício eventual é realizado pelos técnicos da Política de Assistência Social da Proteção Básica, conforme os critérios:
- Usuárias residentes no município de Pinhais;
- Com renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional;
- Que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- O benefício será concedido mediante avaliação técnica.
Para mais informações, procure o Cras de sua região:
CRAS NORTE: (41) 99211-4869
Bairros atendidos: Jardim Karla, Jardim Amélia, Parque das Águas, Parque das Nascentes, Alphaville Graciosa;
CRAS SUL: (41) 98792-5001
Bairros atendidos: Weissópolis, Estância Pinhais, Centro
CRAS LESTE: (41) 98709-9474
Bairros atendidos: Vargem Grande, Maria Antonieta, Pineville (parte).
CRAS OESTE: (41) 98786-8760
Bairros atendidos: Atuba, Alto Tarumã, Emiliano Perneta, Jardim Cláudia, Pineville (parte).