Grande Curitiba

Encontro mobiliza agentes de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

5º Encontro Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi realizado nesta terça (28), no auditório da Secretaria de Educação de Pinhais
29 de maio de 2024 às 16:42
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Pinhais realizou o 5º Encontro Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento reuniu agentes de diversos setores do poder público e sociedade civil, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para mobilizar uma rede atuante na proteção efetiva das crianças e adolescentes.

Em sua quinta edição, o encontro promoveu reflexões e a capacitação sobre ações de prevenção e enfrentamento de situações de violência. Alusivo ao dia 18 de maio, data instituída pela lei federal nº 9.970 de 2000, a campanha nacional Maio Laranja tem como objetivo dar visibilidade e mobilizar a sociedade para a luta em defesa de direitos e para o enfrentamento às situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Tarsila do Santos Teixeira, ministrou palestra sobre “prevenção e enfrentamento de situações de violência contra crianças e adolescentes”. Tarsila atua junto à 1ª Promotoria de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba, é especialista em Proteção Integral a Crianças e Adolescentes (PUC-PR/2009), formadora e multiplicadora sobre conteúdos de depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas de violência (Consij-PR e Emap/2016) e docente na Fundação Escola do MP-PR. Também é membro convocado para consultoria junto ao Conselho Nacional do MP, e coautora do livro “Crimes contra Crianças e Adolescentes” (Juspodivm, 2022).

O perito criminal Andrws Brito da Silva ministrou palestra sobre abuso sexual virtual de crianças e adolescentes. Andrws atua na Polícia Científica do Paraná (Seção de Computação Forense) desde 2019, em casos envolvendo vulneráveis, é tecnólogo em Segurança da Informação pela Fatec-SP e graduando em Engenharia da Computação, na Univesp-SP.

O encontro também contou com a participação de crianças e adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Instituto João Ferraz de Campos. As alunas Maria Helena Santos Camargo, Nathalia Cristina dos Santos de Souza e Nathalia Bianca Dias Vasques da Silva, do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, apresentaram poesia produzida no projeto Segurança Virtual, desenvolvido por profissionais do Serviço Integrado à Rede de Proteção (SIRE) em escolas da rede estadual de ensino, que tem como objetivo geral prevenir os impactos negativos do uso da internet, sobretudo advindos do abuso sexual online.

Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, que representou a prefeita Rosa Maria e a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; a promotora de Justiça do Ministério Público da Comarca de Pìnhais, Fábia Teixeira; a presidente do Conselho Tutelar de Pinhais, Rúbia Madureira; a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Edna Sousa; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Damiane Mançasz.

Denuncie

Também é preciso que a sociedade se envolva ativamente na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, denunciando possíveis situações pelo Serviço Disque Direitos Humanos – Disque 100 ou entrando em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (41) 99206-3657 e (41) 99206-3661, Creas (41) 99228-2982, ou Delegacia Cidadã de Pinhais (41) 3665-5250. Ressalta-se que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.