Conferência em Pinhais aberta à sociedade vai debater direitos das pessoas idosas

COM ASSESSORIAS – Na próxima terça-feira, 15 de abril, acontece a VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro será palco de debates para definição das estratégias do Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
A conferência é um espaço democrático, aberto à sociedade. O encontro será realizado das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para organização, servidores da Prefeitura de Pinhais e conselheiros municipais devem fazer inscrição por meio de formulário.
Os objetivos da conferência são:
– Promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável;
– Identificar os desafios do envelhecimento plural no município, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa;
– Propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir de uma articulação envolvendo todos os entes governamentais.
– Analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS);
– Eleger prioridades locais e encaminhar as propostas elencadas ao estado do Paraná e à União;
– Conferir os avanços realizados em âmbito municipal;
– Aprovar resoluções e dar-lhes publicidade, com registro em documento final junto ao Conselho.
Serviço
VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Data: 15 de abril de 2025
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Av. Iraí, 696, Bairro Weissópolis.