2º Tax Day Pinhais reúne representantes de 45 municípios e promove debate sobre reforma tributária

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo) realizou a segunda edição do Tax Day. O evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais do setor fiscal para discutir a Reforma Tributária e seus impactos nas municipalidades. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências, compartilhar informações sobre fiscalização tributária e aprimorar os conhecimentos dos profissionais dos fiscos municipais. Seis estados estiveram representados, são eles: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e Rondônia.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, deu início ao encontro saudando os representantes dos 45 municípios presentes de seis estados diferentes. “Sejam muito bem-vindos a Pinhais, o menor município em extensão territorial do Paraná, mas grande em acolhimento e vontade de fazer política pública com decência. O Tax Day cresceu em qualidade e relevância, sobretudo neste ano com este tema tão importante. Sabemos que não há estado sem receita, não há políticas públicas sem orçamento e sem impostos. E para cuidar disso, nossas equipes têm se qualificado, queremos um trabalho cuidadoso, responsável e justo, feito de forma organizada e inovadora”, destacou.
O secretário Municipal de Administração e de Planejamento, Finanças e Orçamento (interino), José Luís Xavier Pedroza, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância do Tax Day. “Agradeço a comissão organizadora deste evento que é muito importante para o setor. É uma honra para nós recepcionarmos tantos especialistas, foram 400 inscritos, isso abrilhanta muito o nosso evento”, ressaltou.
O evento foi dividido em painéis que abordaram diversos aspectos da Reforma Tributária. No primeiro painel, foram discutidas a visão do estado sobre a repercussão da reforma para os entes subnacionais, a atuação da AFISCO Paraná, a valorização da carreira fiscal, o ISS fixo na reforma tributária e os aspectos econômicos da reforma. Participaram como palestrantes Juliano Binder, Eliel Mendes Sales, Cláudia Tavares, Carlos Eduardo Pereira Dutra e Sérgio Wulf Gobetti, que participou remotamente.
A programação da tarde iniciou com apresentações culturais, incluindo uma apresentação artística da Escola de Dança de Pinhais. Em seguida, Matheus Mueller, gerente adjunto de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), falou sobre concessões e parcerias público-privadas. Márcio Sotello, diretor financeiro do Grupo Supramed, apresentou o case de sucesso do novo Hospital de Pinhais.
O segundo painel da tarde focou em passos e estratégias para uma eficiente arrecadação de ISS, aspectos da arrecadação tributária de IPTU e ITBI, e a dívida ativa e protesto, com a participação dos servidores Denis Offmann, Ricardo Bonfim, Karina Jara Faria e Eduardo Grossl. O terceiro e último painel abordou os desafios da Reforma Tributária para o Simples Nacional e uma discussão sob o tema “Desvendando a Reforma Tributária”, com as palestras de Clarissa Mendes, Miqueas Libório de Jesus e Marlon de Souza Mendes. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, que foram respondidas durante os debates.
Presenças
Também prestigiaram a ação, o secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; o secretário de Estado de Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart; o presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Leandro do Zezinho; a vice-presidente da Associação dos Fiscais (Fisco Pinhais), Cláudia Tavares. Também presentes as secretárias municipais de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, de Educação, Rosangela Batista Duarte, de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho; as vereadoras, Miss Preta e Professora Haline Siroti e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Sargento Almeida.
Presentes também o vice-presidente da Região Sul da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, Ricardo Rodrigues Ribeiro; o presidente Associação Estadual dos Auditores Fiscais do Paraná Afisco-PR, Eliel Mendes dos Santos Sales Vieira; o auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Juliano Binder; o procurador-geral de Quatro Barras, Alexandre Zolet; o procurador-geral de Contenda, Eliezer Lima Reis; a sub-procuradora geral de Contenda, Joice de Souza Cerqueira Silva; a secretária de Fazenda de Colombo, Alessandra da Silva; a secretária de Finanças de Piraquara, Dayse Artigas; a secretária da Fazenda e Orçamento de Paranaguá, Veronica Marodim Marques e o secretário de Fazenda de Campo Mourão, Aldecir Roberto da Silva.