Grande Curitiba

Família da primeira criança imunizada contra dengue em Pinhais destaca importância da vacina

Neste momento, o imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde
23 de maio de 2025 às 18:36
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – “As vacinas salvam vidas”, assim define a importância da vacinação a moradora do bairro Alto Tarumã, Juliana da Silva de Campos, mãe da primeira criança vacinada contra a dengue em Pinhais. Pietra, de 11 anos, recebeu a dose do imunizante na Unidade de Saúde da Família Ana Nery na quarta-feira (21) quando teve início a imunização no município.

“Para mim, a vacina é muito importante, significa muito. Um pouco antes de conseguirem desenvolver a vacina, a minha mãe pegou Covid e quase morreu. Ficou com mais de 70% do pulmão comprometido, ficou internada na UTI. Mas isso foi antes dela tomar vacina, porque se tivesse sido depois, tenho certeza que não teria ficado do jeito que ela ficou, não teria passado por todo aquele sofrimento”, conta. A mãe de Juliana teve Covid mais três vezes. “Foi depois que ela tomou vacina, aí os sintomas foram mais fracos. Mas se não tivesse recebido a vacina poderia nem estar aqui mais”.

Em relação à dengue, Juliana também tem um relato familiar sobre a doença. “Minha irmã contraiu e ficou muito mal, a levei para o hospital bem debilitada. Lá descobriram que se tratava de dengue hemorrágica. Conseguiram salvá-la mas foi um grande susto, foi muito sério. Estamos propensos a pegar muitas doenças, mas a vacina deixa nosso organismo mais preparado para combatê-las”, acrescenta.

“Seja da gripe, seja da covid, e agora da dengue, o importante é se vacinar. Graças a Deus que conseguiram fazer a vacina da dengue agora, porque tiveram casos de morte pela doença. Então considero um privilégio poder ter vacinado a minha filha. E quando houver a oportunidade, com certeza vacinarei as minhas duas outras filhas também, quando estiver disponível para a faixa etária delas”, completa Juliana.

Vacinação contra a dengue em Pinhais

Na quarta-feira, 21 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais (Semsa) começou a realizar a vacinação contra a dengue em todas as Unidades de Saúde da Família do município. Neste momento, o imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que o município de Pinhais recebe a vacina contra a dengue. Foram recebidas 1.670 doses, distribuídas entre as 12 unidades de saúde do município.

Destaca-se que a vacinação é mais uma das estratégias de combate à dengue, que se soma às ações de conscientização e cuidados. O papel da população é fundamental para eliminar focos de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Serviço

Os endereços das USFs podem ser consultadas no site: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/unidades-de-saude