Grande Curitiba

Paraná ganha Feira de Tecnologias para a Indústria do Plástico

A primeira edição da Plastfair começa nesta terça-feira (5/8), no Expotrade Pinhais
4 de agosto de 2025 às 15:39
(Imagem: Cesar Rafael Rocha)

COM ASSESSORIAS – O Brasil ocupa uma posição de destaque no setor plástico na América Latina. Com capacidade industrial robusta e crescente adesão às práticas de economia circular, o país vem se posicionando como polo de referência em tecnologias para reciclagem e automação industrial. É dentro deste cenário, que a Diretriz Feiras e Eventos reforça seu compromisso com a busca por soluções para a indústria criando a Plastfair – Feira de Tecnologias para a Indústria do Plástico.

A primeira edição da feira acontece junto com a terceira Induspar, entre 05 e 08 de agosto de 2025, no Expotrade Pinhais, com o objetivo de ser uma vitrine nacional para os avanços técnicos e mercadológicos que estão moldando o futuro da indústria.

Com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade, a Plastfair nasce para promover o intercâmbio entre fabricantes, fornecedores, profissionais técnicos, empreendedores e pesquisadores. “É um espaço desenhado para impulsionar parcerias, facilitar o acesso a novos mercados e divulgar tendências em primeira mão, especialmente para quem busca competitividade em um setor cada vez mais exigente e globalizado”, observa Cássio Dresch, representante da Diretriz, com mais de 700 feiras realizadas ao longo de seis décadas.

Para o Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (SIMPEP), um dos apoiadores, a Feira representa um marco para o setor e reforça a relevância estratégica da indústria de transformação do plástico no contexto econômico e industrial do país. “Nosso segmento é uma cadeia produtiva essencial na economia, que impulsiona a inovação, gera empregos e contribui para o desenvolvimento de soluções essenciais em diversas áreas. Somos um setor dinâmico, que se reinventa constantemente, buscando sustentabilidade e eficiência em cada elo da cadeia produtiva”, pontua o presidente da Associação, Arlei Gláucio Martins. “A Plastfair chega para ser um catalisador desse dinamismo. É um espaço ímpar para o networking, a troca de conhecimentos e a apresentação das mais recentes tecnologias e tendências, que dará a oportunidade de fortalecer parcerias, explorar novos mercados e, acima de tudo, reafirmar o potencial transformador do plástico para o futuro”, completa ele.

Para a Mainard, principal fabricante nacional de equipamentos para controle de qualidade em espessura, gramatura e dureza Shore, a participação na Plastfair é estratégica em várias dimensões. “É uma oportunidade de estar à frente, acompanhando de perto as tecnologias mais atuais, as novas formas de produzir com mais agilidade e menos custo, algo muito importante para quem busca se destacar no mercado, observa Amilton Mainard, expositor proprietário da Mainard Medidores e também presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP). “Também existe um valor coletivo. Fazer parte de um grupo forte e atuante, fortalece toda a cadeia produtiva”, completa.