Evolução para os planos municipais: Pinhais dá início ao Diagnóstico Socioterritorial

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais assinou nesta segunda-feira (11), termo de parceria com a Lab Social, empresa que vai comandar o Diagnóstico Socioterritorial do município. Nos próximos meses, especialistas vão analisar as fragilidades e potencialidades nos territórios atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio de servidores. Esse levantamento vai embasar os planos municipais de todos os setores pelos próximos anos.
Segundo a prefeita Rosa Maria, o novo caminho vai aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços ofertados no município. “Quando falamos de diagnóstico, é como quando a gente vai ao médico, com uma dor e a gente não sabe o que é. Diagnóstico é isso, mergulhar naquilo que nós desconhecemos. Já temos um trabalho muito bom em nossa cidade, mas é preciso aprofundar em nossas dificuldades para buscarmos soluções. Este é o papel do servidor público, de encarar as situações para fazer com que elas se tornem soluções, resultados, melhoria de qualidade da vida para as pessoas, especialmente para as pessoas mais vulneráveis”, afirmou. Ela destacou ainda a participação da sociedade civil organizada para o sucesso do Diagnóstico Socioterritorial.
A secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini, reforçou a necessidade de políticas públicas intersetoriais para atender bem a população. “Principalmente no período pós-pandemia, todo o serviço público foi ampliado. As pessoas começaram a compreender mais sobre os espaços em que podem ser acolhidos. E não conseguimos atender o cidadão com uma única política, precisamos de todos os setores, para que esse cidadão busque seus direitos e também sua autonomia”, observou.
Detalhamento
A Semas já realiza escuta ativa dos usuários atendidos nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A partir do Diagnóstico Socioterritorial, as observações serão aprofundadas com detalhamento estatístico. “Já temos as escutas, já realizamos diversos planos municipais. Mas a gente busca dados no Relatório Mensal de Atendimentos dos Cras, no IBGE e em diversos órgãos. Com o diagnóstico, teremos tudo isso mapeado, atualizado nas nossas mãos”, explica a diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Marcia Ferreira.
A Lab Social acumula experiência de realizar estudos em vários estados e municípios. “Temos uma metodologia participativa de escuta. Vamos identificar os desafios que precisamos percorrer em Pinhais para avançarmos na política de assistência social e também as potencialidades que existem nos territórios para que nós possamos avançar, tanto no aprimoramento da assistência social do município como nas parcerias multissetoriais para poder viabilizar maior oportunidades, acesso à população, qualidade nos serviços e impacto social”, explicou Jucimeri Silveira, doutora em serviço social e uma das sócias da Lab Social.
O termo de parceria foi assinado pela prefeita Rosa Maria; pelas sócias da Lab Social, Jucimeri Silva, Laísa Silveira e Thaíse Silveira; pelo vice-prefeito Marcinho, o presidente da Câmara, Anderson Pioco, vereadora Professora Haline, vereador Sargento Almeida e secretária Andrea Franceschini. Também estiveram na solenidade a secretária municipal de Educação, Rosangela Batista, a superintendente da Mulher, Angelita Werneck; Dielli Cristine Bondan dos Reis, representando a Secretaria de Saúde de Pinhais; Daniel Belo Rodrigues, representando a Secretaria de Assistência Social de Colombo; Guarda Municipal de Pinhais; representantes de conselhos municipais e instituições com atuação na cidade.