Grande Curitiba

Encontro Intergeracional reúne 650 pessoas atendidas pela Assistência Social

Evento promoveu interação entre crianças, adultos e idosos com atividades de fortalecimento de vínculos e apoio familiar
20 de agosto de 2025 às 10:48
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último sábado (16), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu o Encontro Intergeracional, beneficiando aproximadamente 650 usuários da Política Pública da Assistência Social. Crianças, jovens, idosos e suas famílias, inscritos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participaram das atividades simultaneamente em quatro locais estratégicos.

No Centro da Juventude (Ceju) foi realizado o evento com usuários do SCFV de dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Leste e Norte – e também do Ceju e do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Nesse local, a proposta de atividade foi o “Ônibus Intergeracional”. Os participantes embarcaram simbolicamente em uma viagem no tempo com cinco paradas especiais, oferecendo dinâmicas, reflexões e atividades lúdicas representando o passado, presente e futuro, unindo gerações.

A prefeita Rosa Maria acompanhou o evento realizado no Ceju e participou de uma atividade que consistia em escrever recados para o passado, presente e futuro. Durante uma fala ao público, ressaltou a importância de momentos de troca com pessoas de diferentes gerações. “Quando cuidamos da família, cuidamos da cidade como um todo”, afirmou.

O Cras Oeste II abordou a temática “Diversidade Cultural: Conhecer, Respeitar e Conviver”, que reuniu os usuários do Espaço de Convivência e Cidadania (ECC) com o objetivo de promover a convivência entre diferentes gerações e culturas, valorizando a diversidade cultural e fomentando o respeito às diferentes origens e histórias de vida, com foco na inclusão de estrangeiros e combate à xenofobia.

O Cras Sul, que também reuniu usuários do ECC, trabalhou o tema “Conviver Bem e Formar Vínculos” e buscou socializar, promover o respeito mútuo e fortalecer os laços familiares e comunitários existentes no território.

Por sua vez, o CRAS Oeste I, com a temática “O que é o CRAS para você?”, ofereceu atividades divertidas e lúdicas com a proposta de divulgar os serviços, programas, benefícios e projetos disponíveis. O evento foi acompanhado pela secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini, a diretora da Proteção Social Básica, Riceli Padilha, e pela Guarda Municipal de Pinhais, que prestou apoio ao Encontro Intergeracional.