Grande Curitiba

Pinhais lança passe escolar para jovens de cursos técnicos, universitários e EJA

Programa "Passagem para o Conhecimento" vai beneficiar estudantes carentes de instituições públicas e privadas com subsídio da tarifa de ônibus
5 de setembro de 2025 às 11:58
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A partir de agora, a Prefeitura de Pinhais oferece um benefício a mais para os jovens do município. Com o Programa Passagem para o Conhecimento, estudantes de baixa renda de instituições públicas e privadas vão receber subsídio de 50% para pagar a tarifa do ônibus utilizado exclusivamente durante o período letivo, no trajeto para a instituição de ensino.

O passe escolar está disponível para aqueles matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase 1; médio técnico ou pós-médio da rede pública de Pinhais; curso de graduação presencial em instituições públicas ou privadas da Região Metropolitana de Curitiba, desde que beneficiários de bolsa 100% do Programa Universidade para Todos (ProUni); curso pré-vestibular do município de Pinhais. Deve ficar comprovado que não havia vaga disponível do curso nas proximidades da residência.

Além disso, a renda bruta mensal da família deve ser de até um salário mínimo per capita. O benefício será concedido mediante preenchimento de formulário da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Para os alunos menores de 18 anos, o cadastro deve ser realizado pelo representante legal. As instruções para o preenchimento do formulário estão disponíveis pela internet, na página da Semas.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini, o programa foi desenhado para atender quem mais precisa. “O programa é muito interessante, pois o critério é de renda equivalente. Quem tem três filhos pode ter renda de até três salários mínimos, por exemplo. Então conseguimos abarcar muitas pessoas que precisam”, afirmou. A Semas repassará o benefício via crédito no cartão de transporte de cada beneficiário.

Se for necessário, as equipes da Semas poderão realizar entrevistas individuais com os alunos interessados no passe escolar para comprovar informações, além de solicitar mais informações ou documentos. O benefício será mantido conforme a frequência regular do estudante ao curso. Em caso de dúvidas, a pessoa interessada deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua região.

Apoio do Legislativo

A iniciativa Passagem para o Conhecimento é um item previsto no plano de governo da prefeita Rosa Maria. Em agosto, o projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal, aprovado e sancionado como Lei Municipal n.º 3.155/2025. A regulamentação da lei consta do Decreto n.º 977/2025, publicado na última segunda-feira (1.º) no Diário Oficial de Pinhais. “Quero agradecer muito à Câmara, aos vereadores e vereadoras. Pois sem o Poder Legislativo, esse programa não sairia do papel”, afirmou a prefeita ao sancionar a lei.

Serviço

Programa Passagem para o Conhecimento

Formulário e instruções disponíveis na internet (clique aqui)