Grande Curitiba

Prefeitura de Piraquara lança o Programa Piraquara Vai de Bike

26 de outubro de 2021 às 17:08
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou na manhã desta terça-feira, dia 26 de outubro, o Programa Piraquara Vai de Bike, com intuito de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

A ação inicial é voltada aos servidores municipais para que utilizem a bicicleta como meio de deslocamento até os seus locais de trabalho. Em diagnóstico realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, atualmente 303 pessoas utilizam a bicicleta para trabalhar. A data escolhida para o lançamento do programa foi alusiva ao Dia do Servidor Público, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, falou sobre os objetivos do projeto. “Estamos iniciando com o incentivo aos servidores, mas o programa vai se entender para toda população. O objetivo é incentivar a utilização de bicicletas como meio de transporte, reduzindo custos, contribuindo com o meio ambiente e também proporcionando momentos de lazer, bem-estar e saúde”, destacou.

Creusa Nogueira Batista Fróes, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, falou sobre os ganhos com a atividade ciclística. “O Programa Piraquara Vai de Bike, além de incentivar o ciclismo urbano, é uma sacada moderna e inteligente, que pode gerar bons frutos, inclusive para a economia da região com o aumento no fluxo de ciclistas”, comentou.

Já o Prefeito Josimar Fróes, destacou os benefícios que a bicicleta pode trazer a população. “Andar de bicicleta faz bem para o corpo e para a mente. O meio ambiente também agradece, pois diminuímos a poluição. Além disso, é uma forma econômica de se locomover. Podemos aproveitar ainda e contemplar todas as belezas que Piraquara possui”, finalizou.

Marcando início do Programa Piraquara Vai de Bike, os servidores, realizaram um pedal simbólico, no entorno da Prefeitura, Fórum e Câmara Municipal. Em breve as ações serão ampliadas para toda população. Serão produzidas cartilhas orientativas, promovidas oficinas temáticas, entre outras atividades.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito, Rivas, o presidente da Câmara, Valmir Nanico, os vereadores, Wellington, Guanair, Cícero, Professor Pedro, Marildo, Eugênio, Amilton Lima, Marcelinho, Professor Gilmar e servidores de diferentes secretarias municipais.