Grande Curitiba

19ª Festa Trentina acontece neste domingo em Piraquara

30 de junho de 2022 às 15:42
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Neste domingo, dia 03 de julho, será realizada em Piraquara a 19ª Festa Trentina, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. O evento celebra a tradição da cultura italiana mantida na região pelos imigrantes, que se instalaram no município em 1878. Nesta edição, a Festa terá apresentações do grupo folclórico italiano “Primo Amore”, exposições de carros e bicicletas antigas, o tradicional bingo e diversas opções na feirinha típica, além é claro das belíssimas paisagens dos mananciais da serra.

O evento, além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento.

ALMOÇO

Para o almoço serão comercializados os pratos típicos italianos, como polenta, risoto de frango caipira, frango frito ao molho, saladas verdes, queijo frescal e de sobremesa sagu de vinho com creme de baunilha. O almoço será limitado, e os Tickets estão à venda no prédio da Viacredi (Av. Getúlio Vargas, 635), no Alcatrão Churrascaria (Av. Getúlio Vargas, 708), e na Villa do Colono.

HISTÓRIA

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009 a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada, e após dois anos retornou ao município. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas.

SERVIÇO

19° FESTA TRENTINA

Data: 03/07/2022
Horário: 11h
Local: Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Telefone: (41)99905-4019 / (41)99938-6999