Grande Curitiba

IBGE realizou em Piraquara o treinamento para novos Agentes do Censo

3 de agosto de 2022 às 16:02
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu no Salão Redondo da Prefeitura de Piraquara o treinamento e prova para novos Agentes Recenseadores, a fim da realização do Censo 2022.

De acordo com o IBGE, este treinamento foi realizado em todo o Brasil, em cerca de 5 mil locais e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados, neste novo método serão empregados um conjunto de novas tecnologias e técnicas de ensino.

O Censo Demográfico terá início no dia 1° de agosto, e envolverá um contingente de cerca de 220 mil colaboradores de todo o País. O Censo não beneficia apenas as entidades públicas, a sociedade também faz uso de seus resultados, com a seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, escolas, restaurantes, lojas, na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e na reinvindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, etc.

São inúmeros os benefícios do uso dos dados levantados pelo Censo Demográfico, por isso a participação da população é imprescindível neste processo, a partir dela é que milhares de investimentos públicos e privados serão realizados, tanto no município quanto no país.

CENSO DEMOGRÁFICO

O Censo tem como finalidade ajudar a população a conhecer melhor o País, estados, e principalmente municípios. A pesquisa reflete a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil em um determinado período de tempo. Os dados serão utilizados para acompanhar o crescimento, distribuição geográfica, identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes e outras áreas, selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social entre outros.