Grande Curitiba

Primavera no Parque envolveu o público com ações de conscientização

20 de setembro de 2022 às 15:32
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último sábado, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou a Primavera no Parque, no Parque das Águas Jacob Simião. A iniciativa teve como objetivo conscientizar e envolver a população que transita pelo Parque sobre questões ambientais, de saúde e entre outras, por meio de atividades lúdicas e orientativas.

A ação, foi realizada de forma intersetorial, com ações e orientações de diferentes secretarias municipais. Entre as atrações que mais chamaram a atenção da população que circulava pelo local, estava o Jogo do Sapo Martelo, que de maneira simples e divertida transmitiu às crianças ensinamentos básicos sobre preservação da natureza e consciência ecológica.

Outras atrações que despertaram o interesse do público, foram a exibição de animais taxidermizados, no anfiteatro do Parque, e a Árvore de Mãos, que deu aos pequenos visitantes a oportunidade de deixarem suas marcas na criação da copa da árvore.

Durante toda a tarde, quem passou pelo Parque também teve a oportunidade de descartar recipientes com óleo de cozinha usado, eletrônicos, pilhas e baterias, e em troca recebeu mudas de árvores frutíferas e garrafinhas de detergente feito a partir de óleo de cozinha usado.

O evento, realizado em alusão ao início da Primavera, ainda contou com a Feira de Adoção de Animais promovida pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a participação da Kombosa, utilizada pelo Departamento de Turismo, com materiais informativos sobre os espaços turísticos e paisagens naturais de Piraquara e funcionários da Divisão de Vigilância Ambiental, que estiveram presentes distribuindo informativos sobre os serviços do departamento e realizando orientações gerais sobre prevenção e combate à dengue, esporotricose e demais zoonoses.

Ao longo da Primavera, outras edições do evento serão realizadas, como forma de incentivar a população a buscar informações sobre a importância das questões ambientais.