Grande Curitiba

Piraquara alcança nota 93,85% no ranking da transparência do TCE-PR

9 de dezembro de 2022 às 15:44
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Piraquara alcançou nota 93,85% no ranking dos portais da transparência, publicado pelo Tribunal de Contas do Paraná. A classificação foi divulgada pelo órgão fiscalizador na última semana, com base no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura. Entre os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Piraquara ficou na 10ª colocação.

Entre as medidas adotas pela Prefeitura de Piraquara nos últimos anos, está a regulamentação das diretrizes da política de acesso à informação no âmbito da Administração Pública. Foi criado um grupo para avaliação e aprimoramento do Portal da Transparência com base em relatórios do TCE-PR e do Programa Brasil Transparente. O município atualmente disponibiliza informações além do mínimo exigido e todos os processos, desde 2013, estão disponíveis integralmente no portal.
O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou a boa avaliação feita pelo principal órgão fiscalizador dos municípios. “A transparência é um princípio que norteia a administração pública e ficamos felizes em alcançarmos essa boa nota em uma avaliação criteriosa do Tribunal de Contas do Paraná. Um trabalho que envolve todas as secretarias na disponibilização de todas as informações para população interessada”, finalizou.