Grande Curitiba

Mananciais da Serra e Reservatório do Carvalho abrem para visitações

4 de janeiro de 2023 às 11:50
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e o Reservatório do Carvalho, em Piraquara, abrem para visitação neste ano. A visitação é gratuita, sem necessidade de agendamento prévio. A entrada é permitida das 9 às 16 horas, com limite de 100 pessoas por dia. Em janeiro, o CEAM recebe visitantes de terça a domingo e o Carvalho fica aberto de sexta a domingo.

O CEAM promove atividades de educação socioambiental voltadas para a conservação, em especial o cuidado com a água, no espaço estão disponíveis uma exposição temática sobre a Barragem Cayuguava, maquete dos Mananciais da Serra e também é possível conhecer no local a Barragem do Cayuguava (Piraquara I), o Mirante das Águas e a Trilha do Cayuguava.

Já no Parque Estadual Pico do Marumbi – Base Mananciais da Serra, mais conhecido como Reservatório do Carvalho, o visitante tem a oportunidade de conhecer o primeiro sistema de abastecimento de água do Estado, que foi inaugurado em 1908. No local também é possível visitar a Casa da Memória e realizar as Trilhas do São Francisco, do Salto, Estrada do Carvalho e Trilha da Chaminé.

Tanto o CEAM quanto o Carvalho estão em área de preservação ambiental e são espaços mantidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os locais são adequados para passeios a pé, de bicicleta e piqueniques (não é permitido fazer fogo ou deixar lixo). Próximo ao Centro de Visitantes, há estacionamento para os veículos.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação pessoal para realizar a visitação, e recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente contra insetos, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). O visitante deve levar a sua garrafa de água, pois os bebedouros estão desativados.