Grande Curitiba

Prefeitura de Piraquara define o calendário especial de atendimentos voltados à saúde da mulher

14 de março de 2023 às 16:31
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde definiu o calendário especial de atendimentos voltados à saúde da mulher deste ano. O mutirão de atendimentos será realizado uma vez por mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

A ação, que tem como objetivo promover um dia voltado à realização de coleta de citopatológicos de colo de útero, bem como solicitações de mamografias e agendamentos para inserção de DIU, neste mês será realizada no próximo sábado, dia 18 de março, das 8h às 13h.

Conforme a orientação do Ministério da Saúde, as idades preconizadas para cada procedimento são: entre 25 e 64 anos para coleta de citopatológico e entre 50 a 69 anos para mamografias. Para realizar os procedimentos sem estar dentro das faixas etárias indicadas, é necessária indicação clínica ou a existência de queixas.

Os atendimentos são gratuitos e abertos para a população, não é necessário agendamento prévio para a coleta de citopatológico e mamografia.

INSERÇÃO DE DIU

Ao contrário da realização de coleta de citopatológicos de colo de útero e solicitações de mamografias que não necessitam de agendamento prévio, a inserção de DIU acontecerá em algumas Unidades de Saúde, mediante agendamento prévio. Quem ainda não realizou o agendamento, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realiza-lo.