Grande Curitiba

Deputada Mabel Canto questiona demora no atendimento neuropediátrico às crianças em Ponta Grossa

Segundo a parlamentar, considerando a média mensal de atendimentos ofertados, de apenas 4 consultas, demoraria 21 anos para atender todas as crianças que demandam atendimento. Existem crianças que estão na fila há mais de 2 anos
22 de setembro de 2021 às 15:55
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A deputada Mabel Canto (PSC) protocolou nesta quarta-feira (22), pedido de informações ao Secretário do Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, sobre a demora no atendimento das 1068 crianças que aguardam na lista de espera para realização de consulta com médico especialista em neuropediatria em Ponta Grossa. A listagem é publicada no site da Prefeitura e sua última atualização é do dia 17/09/2021, tendo crianças, ainda não atendidas desde agosto de 2018.

Em seu questionamento, a parlamentar ponta-grossense ainda questiona se a responsabilidade pelos atendimentos é da SESA ou da Prefeitura, uma vez que a prestação de serviços de saúde materno-infantil, em Ponta Grossa, foi cedida ao Estado do Paraná, por meio da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG, a qual assumiu o controle do Hospital Municipal da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira em meados de 2020.

Ocorre que a parlamentar teve acesso a um pedido de informações oficial encaminhado pela vereadora Joce Canto (PSC) ao Município de Ponta Grossa, em que a Fundação Municipal de Saúde, em sua resposta, justifica a enorme fila de espera na pouca quantidade de consultas ofertadas pelo Estado do Paraná, cuja média mensal é de apenas 4 atendimentos, a contar de janeiro de 2021. Ou seja, considerando a média mensal, de tão somente quatro atendimentos, a estimativa para atendimento de todas as crianças é de 252 meses, ou seja, 21 anos.

Em sua fala na Assembleia Legislativa durante a sessão desta quarta-feira, Mabel Canto relatou que em outubro, novembro e dezembro de 2019, foram atendidas apenas 24 crianças. Em 2020, 109 e em 2021 até agora, tão somente 71 crianças foram atendidas.

“Nós sabemos que uma consulta particular com médico neuropediatra custa em média R$ 350,00 à R$ 400,00. Muitas mães não têm condições de arcar com esses custos e precisam das consultas, principalmente agora que voltamos às aulas, porque muitas crianças precisam do laudo para terem professor especial ou tutor em sala de aula. E aí, é uma dificuldade enorme para as mães e para os pais do nosso município. A demora na fila do atendimento é tão grande, que quando chegar a consulta, a criança já será adulta”, disse Mabel Canto.