Grande Curitiba

Prefeitura disponibiliza atendimento 24 horas para pacientes do CAPS AD

30 de novembro de 2022 às 09:25

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa estendeu o horário de atendimento de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) localizado ao lado do Terminal Uvaranas. Com isso, o Município passa a contar com o primeiro CAPS AD III, estrutura com atendimento 24 horas e que oferece suporte integral e acolhimento à comunidade que utiliza o serviço oferecido através da Fundação Municipal de Saúde.

“Saúde mental é coisa séria, por isso temos trabalhado em medidas voltadas ao tratamento e ao acolhimento de todos que necessitam de amparo e acompanhamento. Tenho certeza que a ampliação do horário de atendimento será extremamente positiva para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, Elaine Peclat Bastos, os atendimentos 24 horas são dedicados aos pacientes que já estão em tratamento junto ao CAPS. No caso do público em geral, o espaço funciona todos os dias das 07 às 19h.

“Nós possuímos uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, assistentes sociais e médicos que atuam com foco no acolhimento e tratamento a fim de contribuir para a desintoxicação dos pacientes e, por conseguinte, diminuir a necessidade de internamentos hospitalares. Por isso, o acompanhamento integral é de grande importância neste processo, repercutindo inclusive na continuidade dos avanços de cada um dos pacientes”, explica.

Como funciona o CAPS AD?

O CAPS AD III – Uvaranas – é o Ponto de Atenção da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. O espaço conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, assistentes sociais e médicos.

Com leitos de desintoxicação disponíveis, o CAPS AD realiza atendimentos dedicados aos pacientes tratamento durante 24 horas do dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

O principal objetivo do atendimento 24 horas é proporcionar o acompanhamento de pacientes em processos de desintoxicação ou que tenham algum tipo de necessidade de observação, diminuindo assim a possibilidade de internamentos hospitalares.

Para o público em geral, o atendimento do CAPS AD acontece diariamente das 07 às 19 horas.